Scroll Top

Resumos

Introdução à Química e às Propriedades da Matéria – Resumo

Introdução à Química e às Propriedades da Matéria – Resumo

Química é a ciência que estuda a matéria, suas propriedades e transformações. O conceito de matéria é muito abordado nessa área. Matéria é qualquer coisa que ocupa lugar no espaço e apresenta massa. Um corpo é uma porção finita, ou seja, limitada de matéria. Um corpo também pode ser denominado amostra de matéria.

introdução-à-química-propriedades-da-matéria-resumo-

Um sistema químico existe quando submetemos ao estudo um determinado corpo. Existem dois tipos de sistemas químicos: sistema químico aberto e o sistema químico fechado.

Sistema químico aberto é o sistema que troca matéria com o meio ambiente. Um exemplo é quando queimamos uma folha de papel. Inicialmente a folha apresenta uma determinada massa, ao submetermos à combustão iniciamos uma transformação química. No final do processo, averiguamos que a massa final do experimento é menor que a inicial, o que caracteriza que houve perda de matéria.

Sistema químico fechado é sistema que não troca matéria com o meio ambiente. Quando submetemos uma reação química dentro de um frasco lacrado, conservamos a matéria existente. Em outras palavras, as quantidades de matéria no começo e no final da reação serão iguais. Desse modo, podemos concluir que não houve troca com o meio.

Massa é uma maneira de determinarmos a quantidade de matéria de maneira quantitativa. Determina-se a massa de uma amostra de matéria por meio de uma comparação com um padrão.

De acordo com o Sistema Internacional (SI), a unidade padrão para massa é quilograma (kg). Porém, é comum encontrarmos outras unidades que determinam a massa.

1 kg = 1000 g

1 g = 1000 mg

1 g = 1000000 µg

1 ton = 1000 kg

O volume é outra característica da matéria. Volume é a extensão de espaço que um corpo preenche. Uma pedra apresenta determinado volume, um copo comporta determinada quantidade de volume.

1 m3 = 1000 dm3

1 L = 1 dm3

1 L = 1000 cm3 = 1000 mL

1 mL = 1 cm3

A temperatura é um modo de medir o grau de agitação da matéria, medir a energia cinética dos átomos que compõem uma determinada amostra material.

O Sistema Internacional adota como unidade universal o Kelvin (K). No entato, ela não é a única unidade existente. No Brasil é comum usar graus Celsius (ºC), e em países de lingua inglesa (EUA e Inglaterra, por exemplo) utilizam a temnperatura em graus Fahrenheit (ºF).

introdução-à-química-propriedades-da-matéria-resumo-1

Outro modo de estudar a matéria é por meio da densidade, que é a razão entre a massa de o volume de um corpo. Com essa informação podemos ter a ideia do quanto de matéria de uma determinada amostra material ocupa lugar no espaço.

introdução-à-química-propriedades-da-matéria-resumo-2

A unidade de densidade, no Sistema Internacional, é kg/m3.

introdução-à-química-propriedades-da-matéria-resumo-3

A matéria pode mudar de estado físico. A água que encontramos em temperatura ambiente (aproximadamente 25ºC) apresenta estado líquido. Quando esfriamos suficientimente a água líquida, teremos água sólida (gelo). O nome desse processo é sublimação. O processo inverso é chamado de fusão. Quando aquecemos a água líquida, teremos um gás incolor e inodoro. O nome desse processo é vaporização. O processo inverso é conhecido como condensação ou liquefação. Gelo bastante aquecido em um intervalo curto de tempo pode se transformar vapor d’água. O nome desse processo é sublimação. O processo contrário é a ressublimação.

Escreva seu comentário do resumo sobre Introdução à Química e às Propriedades da Matéria.

Fonte – Apostilas do cursinho pré-vestibular Etapa. 

Assuntos do Artigo:
  • propriedades da materia ( fundamentos da química)
  • conclusao de propriedades da materia
  • introducao da materia
  • introducao de propriedades da materia
  • introdução sobre a matéria

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Introdução à Química e às Propriedades da Matéria – Resumo!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: