Scroll Top

Horta e Jardinagem

Jardineira com Ervas – Como Plantar e Cultivar Ervas no Vaso

 Temperar com ervas os alimentos é muito bom e se elas forem cultivadas por você é melhor ainda. Ter em casa uma jardineira com ervas é possível, basta conhecer um pouco sobre como plantar e cuidar de cada uma delas e fazer uma mistura com alecrim, sálvia, salsa, orégano, manjericão, tomilho, hortelã, cebolinha, manjerona num cantinho com terra em casa, num vaso grande ou em uma jardineira com ervas.

Além de perfumadas, elas decoram o ambiente e crescem folhas tenras e fresquinhas para temperar pratos, saladas ou molhos. Esta dica cai bem em quem mora em apartamento, que não abre mão das folhinhas colhidas na hora e não dispõe de muito espaço ou para cultivar entre hortas, pendurar em suportes, etc… Confira abaixo o passo a passo de como cultivar uma jardineira com ervas.

como-fazer-jardineira-com-ervas-como-cultivar-e-plantar-

Jardineira com ervas

Material

  • 1 jardineira de plástico ou outro material com furo para drenar a água
  • Substrato à base de argila ou + ou – 5 kg de terra pronta para plantio misturada a 1 kg de areia para uma jardineira com em média 70 cm
  • 1 kg de argila expandida, cacos de telha ou cerâmicas para ajudar drenar a água
  • Manta de bidim
  • Pedriscos
  • Mudas de ervas

Como plantar jardineira com ervas

Espalhe no fundo da jardineira a argila expandida, os cacos ou pedriscos. Cubra com manta de bedim (opcional) e coloque o substrato ou terra preparada em 2/3 da jardineira.

Fixe as mudas com a terra em que veio da forma que desejar, complete com terra e espalhe por cima pedriscos, folhas ou capim seco para proteger a raiz, evitar que a terra saia ao regar e para manter a umidade.

Rega

Regue com mais frequência em dias quentes. Mantenha a jardineira com ervas num lugar iluminado, quente e protegido do vento em dias frios.

Adubação

Faça adubação de tempos em tempos, seguindo orientação do fabricante. Se desejar uma horta orgânica, use compostagem orgânica para adubar as plantinhas.

Como colher as ervas

Colha sempre as folhas da ponta, retire as flores, deixando sempre 2/3 da planta.

Poda

Podar na primavera e manter sempre a plantinha livre de folhas e galhos secos. A cada três anos em média renove sua jardineira, replantando as ervas.

Comente as dicas sobre como plantar e cultivar uma jardineira com ervas.

Assuntos do Artigo:
  • como plantar jardineira ou podar
  • ervas em vasos

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Jardineira com Ervas – Como Plantar e Cultivar Ervas no Vaso!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: