Scroll Top

Livros e Literatura

Julgamento de Capitu: Argumentos, Acusação e Defesa, Culpa e Inocencia

Julgamento de Capitu: Argumentos, Acusação e Defesa, Culpa e Inocência

.Uma das maiores perguntas sem resposta da literatura brasileira é: Capitu traiu ou não Bentinho??? Quem já leu o clássico “Dom Casmurro” de Machado de Assis com certeza já parou para refletir sobre o assunto. A grande questão é tema de trabalhos escolares, redações e até mesmo teses acadêmicas e cada um possui uma opinião.

Mas e se Capitu fosse julgada?! E se fosse feito um julgamento como os realizados nos dias de hoje, com provas, testemunhas, advogados, promotor e juiz?! Será que a questão seria finalmente respondida??? Capitu seria considerada culpada ou inocente??? Isso você verá agora.

.A primeira coisa a ser considerada é o fato do livro nos mostrar apenas a visão de Bentinho. Como o narrador é o protagonista e possui uma opinião formada sobre o caso, ele em todo momento acha que foi traído e vê em cada gesto da esposa uma evidência disso, o leitor muitas vezes é influenciado a enxergar tudo sobre esse prisma.

Outra questão que deve ser levada em consideração é o alerta feito no início da obra quanto a veracidade do que é relatado. O advogado que frequentou o Seminário é um jovem extremamente criativo e perfeitamente capaz de imaginar ou inventar evidências.

http://www.youtube.com/watch?v=bYmaGvexazI&feature=related

.O sentimento que toma um homem que suspeita de traição, o ciúme doentio e a necessidade angustiada de ver suas suspeitas confirmadas ou completamente anuladas também pode ter levado Bentinho a imaginar uma tristeza escessiva de Capitu no enterro de seu amigo.

Por outro lado devemos lembrar da grande inclinação de Capitu para a dissimulação. Desde muito jovem ela dá conselhos astutos à Bentinhos e arquiteta planos para que ele possa se livrar do Seminário “usando” José Dias. A forma como ela manipula o jovem mostra sua esperteza e dom de interpretação.

.O fato da jovem permanecer feliz após a separação faz transparecer a desigualdade de proporção entre os sentimentos de ambos. Enquanto Bentinho se martirizava sonhando com um reencontro, Capitu mantinha o bom humor e as boas relações.

.A semelhança entre Ezequiel, o filho do casal e Escobar, o amigo que teria motivado a traição não pose ser desconsiderada. Os olhares trocados por Capitu e ele, o dia em que Bentinho voltou mais cedo do teatro e encontro o amigo em sua casa, as lágrimas de Capitu no enterro de Escobar… existem evidências.

Apesar de existirem evidências, até que ponto podemos considerá-las verdadeiras ou fruto da imaginação de um homem com um ciúme patológico??? O que é real e o que foi inventado ou intensificado pela inclinação de Bentinho a crer que foi traído??? Isso nunca será provado.

Mas e você, o que acha do Julgamento de Capitu??? Capitu é culpada na sua opinião??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • capitu traiu bentinho argumentos
  • capitu traiu ou não bentinho argumentos
  • capitu traiu bentinho
  • defesa de capitu
  • argumentos contra capitu
  • julgamento da capitu
  • o julgamento de capitu

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (12 Votos, Média: 4,50 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Julgamento de Capitu: Argumentos, Acusação e Defesa, Culpa e Inocencia!


10 Comentários

  1. Douglas da Costa disse:

    Eu estou lendo o livro estou na página 130,já vi o filme na versão de bentinho e na história quando bentinho esta ausente Escobar vai a visita de Capitu na casa de la eles conversam por 1:30 sobre como poupar dinheiro.A para que ela fico de boa por 1:30 falando de como poupar dinheiro com o Escobar na minha opinião houve coisas bem mais envolventes e serias ela não fico falando com o Escobar sobre como poupar dinheiro concertezar.

  2. iara cananda disse:

    sera que capitu traiu mesmo bentinho? é a pergunta que todos querem respostas. ja lii uma parte do livro e os fatos evidenciam mais pela parte de Bentinho estar com ciumes de Capitu isso leva à fatos de bentinho desconfiar de sua esposa.

  3. Leticia disse:

    Nao acho que capitu seria cpaz de trair seu amado.. ela se esforça boa parte da historia para poder em fim ficar com ele e não acho que ela jogaria todo esse trabalho fora.. o ciume doetio de bentinho nos leva a acreditar nisto .. sem contar que ele parece se ofender ao ver a esposa retribuir a homenagem ao casal de amigos colocando o nome do amigo em seu filho .. ela podia ter olhos de cigana disimulada mais nao tinha um coração de cigana !!

     

  4. Juacy disse:

    Se ela traiu não sei mas em uma parte do livro logo após a morte de escobar, ela vai verificar se seu filho estava dormindo e quando volta, está com os olhos vermelhos e admiti ter chorado pois se lembrou dá filha do escobar e do sofrimento que ela passará, mas será que ela não lembrou dele ao olhar para ezequiel seu.outro filho

  5. AMANDA disse:

    ELA NAO E CULPADA ATE PORQUE EM UMA PARTE DO LIVRO DIZ QUE BENTO TEM UM CIUME OBCESSIVO POR CAPITU E SO POR CAUSA DE UM OLHAR ELE PENSA QUE ELA O TRAIO

  6. Thalia Comar disse:

    Acredito que a Capitu não traiu bentinho, pois ela o amava muito e bentinho era doente de ciumes e isso faz com que nossas cabeças se confundam.

  7. LUCAS disse:

    OBVIAMENTE CADA UM COM SUA OPINIAO, POIS SAO APENAS TESES E QUEM PODERIA REALEMNTE RESPONDER MORREU A UNS 150 ANOS, NAO TERMINEI O LIVRO AINDA (ESTOU RELENDO COM MAIS ATENCAO), MOMENTANEAMENTE ACHO TER HAVIDO ALGO, POIS O ESCOBAR IR ESCONDIDO NA CASA DA CAPITU, PARA APRENDER A POUPAR ? ESTRANHO, SENDO QUE APOS ISTO ELA FICOU  "VIAJANDO" ENQUANTO BENTINHO FALAVA COM ELA, SENDO QUE APOS ISSO ESCOBAR E O CASAL FICARAM MAIS INTIMOS…APOS LER O RESTO REFACO OU NAO MINHA OPINIAO.

  8. LUCAS disse:

    TIRANDO UMA FRASE DO TEXTO …"Agora, se considerares que ele foi único, que nenhum outro veio, certo nem
    incerto, morto nem vivo, um só e único…"  POR 7 ANOS ELE NAO CONSEGUIU TER UM FILHO, O NO CASO OUTRO, ACHO QUE ELE ERA INFERTIL.E JUSTO QUANDO O ESCOBAR APEARS A CAPITU ENGRAVIDA.

  9. Emily disse:

    Lembrando que a mãe de Bentinho também teve dificuldades para ter uma criança. Será que isso poderia ser uma questão hereditária ou temos argumentos suficientes para provar que Ezequiel é fruto de uma traição?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: