Horta e Jardinagem

Keiki ou Muda de Orquídea – Como Plantar em Vaso Cuidados com Muda Pequena ou Filhote Orquídea

Keiki, Keike ou Muda de Orquídea

Na tentativa de preservar a espécie, orquídeas Dendrobium, Plalaenropsis, Arundina, Myoxanthus, Pleurothallis, Lockhartia podem soltar mudas pequenas na haste que deu flor e está secando. Estas minúsculas mudas de orquídea que vão se desenvolvendo e criando raízes aos poucos são chamadas de Keikis.

O que é e quando mudar Keiki

O keiki de orquídea é clone ou filhote da orquídea mãe, que nascem de forma assexuada nas hastes e quando estiver forte e com as raízes  fortes, pode ser replantado e formar uma nova planta. Keikes ou keikis são pequenos bebês da orquídea mãe, que nascem na haste floral ou não e formam uma nova planta.

Ao perceber uma nova muda surgindo na orquídea, a dica é esperar ela crescer no mínimo 4 cm e ter mais de 3 raízes se desenvolvendo para depois mudar a planta para um vaso. Prepare o substrato ou coloque o filhote de orquídea no mesmo vaso da mãe.

Pode acontecer de uma keiki que não for retirada da mãe, florir na haste em que nasceu. Se a mãe estiver em um tronco de árvore, o filhote pode ser fixado no mesmo tronco quando alcançar o tamanho necessário, e aos poucos  ele vai se prendendo na árvore e vai crescer e florescer ali.

 Confira abaixo fotos de keiki e dicas de como plantar as mudinhas delicadas e mantê-la viva e crescendo, crescendo para dar lindos cachos de flores saudáveis.

Fotos de keiki

filhote-de-orquídea-como-plantar-keiki-no-vaso

Keike ou keiki são filhotes, mudas ou pequeno bebê da orquídea mãe, que nascem na haste floral ou não. Veja abaixo como fazer novas plantas com os pequenos keikes;

Keiki-da-orquídea-olho-de-boneca

Quando as raízes estiverem fortes, corte a haste ou caule mãe com 2 cm abaixo da keiki e 2 cm acima e amarre-as com barbante fino em tronco de árvores, protegendo as raízes com folhas ou cascas de árvore.

Como formar keiki

As hastes que já floriram e estão amarelando podem dar novas mudas ou filhotes, a dica é cortar o caule na base, dividir ele em pedaços de 5 a 8 cm e plante na areia em vasos de plástico ou de barro.

Após nascerem os brotos, esperem enraizar bem e depois corte 2 cm abaixo e acima do broto novo e prenda-o num tronco de árvore com fio ou barbante, com luz solar direta e cuidados como borrifar água todo dia e fertilizante foliar mensalmente.

Escreva seu comentário e dicas sobre como fazer e cuidar de keiki ou muda pequenas de orquídea.

Assuntos do Artigo:
  • como plantar keikes em tronquinhos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.