Scroll Top

Livros

Laranja Mecânica Livro de Anthony Burgess: Resumo e Filme

Laranja Mecânica Livro de Anthony Burgess – Resumo e Filme

laranja-mecânicaLARANJA MECÂNICA

O livro Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, foi publicado no ano de 1962 e conta a história do anti-herói adolescente Alex. Líder de uma gangue de jovens praticantes de ultraviolência, ele vive numa cidade da Inglaterra no que o autor classifica como um futuro não muito distante. Como trata-se de uma distopia, a obra traz elementos futuristas que tentam retratar as mudanças e permanências que poderiam ser observadas em nossa sociedade sob seu próprio contexto.

Fazem parte da gangue de Alex: Tosko, jovem extremamente forte, mas pouco inteligente; Georgie, que também ambiciona o papel de líder; e Pete, que se junta ao grupo pelo prazer que sente em arranjar confusão. Juntos, eles promovem verdadeiras orgias durante as madrugadas, organizando assaltos, estupros, ataques e invasões que não visam os frutos do saque em si, mas a violência despendida e o mal causado à vítima.

Os pais de Alex, que já havia sido notificado por algumas de suas práticas, acreditam que o filho trabalha durante a noite, o que justificaria o dinheiro que arranja e as saídas rotineiras, até que um incidente durante um crime mal sucedido faz com que o jovem seja preso. Na cadeia ele acaba se envolvendo em mais confusões e é selecionado para uma espécie de tratamento experimental, que dentro de pouco tempo lhe garantiria a liberdade.

Esse tratamento, chamado Ludovico, tinha o objetivo de fazer de criminosos sanguinários, homens incapazes de um ato violento. Para isso, Alex passou a ser exposto a longas sessões de um tipo diferente de tortura, nas quais era forçado a assistir cenas de ultraviolência enquanto uma substância era injetada em seu corpo sem que soubesse. Essa substância gerava  um profundo mal estar que passou a ser associado à violência explícita de modo que Alex passasse a se julgar incapaz de cometer qualquer tipo de dano a uma outra pessoa.

laranja-meccanica-ilustraçaõ

Com o fim do tratamento o jovem ganha a liberdade, mas ao encontrar seus pais descobre que não tem mais um lar. Ele consegue abrigo com uma de suas vítimas, que não o reconhece e permite que se hospede em sua casa. A vítima em questão é um escritor que faz parte de um grupo de opsição ao governo e resolve usar o caso de Alex, e o modo como o tratamento Ludovico o incapacitou, em seu programa político. Para isso, o induzem a tentar suicídio, o que faz com que o jovem seja hospitalizado e receba a atenção, tanto da mídia quanto do governo.

Como uma forma de combater a má publicidade gerada pelo caso, seu tratamento é revertido e lhe é oferecido um bom emprego, proposta prontamente aceita por Alex que passa então a levar uma vida normal. Sem abandonar a violência, ele encontra uma nova gangue, mas aos poucos os crimes passam a enfadá-lo e a ideia de encontrar uma esposa e levar uma vida tranquila ganha espaço em seus pensamentos. Certa noite, ao encontrar por acaso seu ex-colega Pete, que fora reformado e estava casado, Alex volta a pensar em constituir uma família como a de seu amigo e a de seu pai, ciente de que a sua história poderá se repetir com seus filhos, como um ciclo sem fim de ódio e impunidade.

Mas e você, o que achou do resumo de "Laranja Mecânica"? Você já leu o livro, o que achou da obra de Anthony Burgess? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Laranja Mecânica Livro de Anthony Burgess: Resumo e Filme!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: