Lição de casa

Latitudes Longitudes, Fusos Horários: Como Calcular, Mapas e Dicas

Latitudes e longitudes – Com o desenvolvimento da Cartografia e das técnicas de navegação tornou-se necessário dividir o globo terrestre em linhas imaginárias que ajudariam na localização de pontos e no cálculo de distâncias. As linhas horizontas e verticais receberam os nomes de Paralelos e Meridianos respectivamente.

Essas linhas tem por função determinar latitudes e longitudes e o seu cruzamento gera as chamadas Coordenadas Geográficas. Confira um pouco mais sobre o seu funcionamento logo abaixo:

* Latitudes: são marcadas pelos paralelos que dividem o globo horizontalmente. São no total 180° sendo 90° ao norte  e 90° ao sul da Linha do Equador. O grau de latitude em que se encontra uma determinada região tem ligação direta com o seu clima já que quanto mais afastado da Linha do Equador (quanto maior a altitude) menor é a incidência dos raios solares, o que resulta em temperaturas mais baixas.

Essa é a razão pela qual os pólos norte e sul possuem as menores temperaturas do globo. Existem ainda linhas imaginárias a 23° 27' 33'' ao norte (Trópico de Câncer) e 23° 27' 33'' ao sul (Trópico de Capricórnio) da linha do Equador. Entre essas duas faixas fica a zona intertropical onde os raios solares incidem com maior intensidade.

* Longitudes: são marcadas pelos meridianos que dividem o globo verticalmente. São no total 360° sendo 180° ao leste e 180° a oeste do Meridiano de Greenwich (marco zero das longitudes). A longitude também é usada para se determinar os Fusos Horários, a diferença entre os horários no mundo gerada pelo movimento de Rotação da Terra.

Como um dia tem 24 horas, dividindo 360° por 24h deduz-se que a cada 15° graus que a Terra gira passa 1 hora. Por conta disso saindo do Meridiano de Greenwich em direção leste, a cada 15° soma-se 1 hora. Já saindo do Meridiano de Greenwich em direção oeste, a cada 15° subtrai-se 1 hora daquela marcada em Londres.

Curiosidade latitudes longitudes! Devido a sua grande extensão territorial, o Brasil apresentava quatro fusos horários, o que fazia com que alguns estados brasileiros tivessem uma diferença de horário de até 3 horas. Em 2008 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que fez com que o país passasse a ter apenas 3 fusos horários.

Mas e você, o que achou do texto sobre latitudes longitudes? E das imagens, foram úteis? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • latitude determina fuso horario ?

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.