Scroll Top

Lição de casa

Lei das Áreas de Kepler: Segunda Lei, Explicação, Vídeo e Fórmulas

Você já ouviu falar na Segunda Lei de Kepler? E na Lei das Áreas? Embora muita gente não conheça, Johannes Kepler (1571–1630) foi um dos primeiros cientistas a se interessar pelas relações matemáticas entre as órbitas dos planetas. Em sua primeira lei ele afirmou que “todos os planetas se movem em orbitas elípticas tendo o Sol como um dos focos”.

Esse formato elíptico faria com que quando estivesse mais próximo do sol o planeta tivesse seu movimento acelerado (há um aumento da velocidade), enquanto que nos períodos de maior distância do sol ele teria seu movimento retardado (há uma diminuição da velocidade).

Já na segunda lei Kepler afirmou serem que “a linha imaginária que une o Sol à um planeta varreria áreas iguais em períodos de tempos iguais”. Essa lei ganhou o nome de Lei das Áreas e é observada facilmente em se considerando a conservação da quantidade de movimento (dada por L = m.v.r).

Para te ajudar a entender melhor a Lei das Áreas nós separamos um vídeo bem simples que explica de forma clara e objetiva a relação entre as áreas e os períodos. Confira:

Mas e você, o que achou da explicação? Foi útil para os seus estudos? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • 2 lei das áreas

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Lei das Áreas de Kepler: Segunda Lei, Explicação, Vídeo e Fórmulas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: