Alimentação

Leite de Vaca Integral, Cálcio e o Leite Vegetal

Leite de Vaca Integral, Cálcio e o Leite Vegetal

Estudos afirmam que precisamos do leite materno quando nascemos. Após a fase de amamentação, o leite não é mais a única fonte de cálcio do homem. Podemos encontrar o cálcio em alimentos e hortaliças além do leite animal.

Pessoas com intolerância a lactose, o açúcar natural do leite, fazem a substituição do leite animal pelo leite vegetal. O assunto hoje é que o leite integral pode ser prejudicial à saúde e que podemos obter o cálcio diário necessário para o bom funcionamento do nosso organismo com outros alimentos e também sobre o uso do leite desnatado ou o leite vegetal.que-leite-beber-leite-de-vaca-ou-vegetal

Existem denúncias e críticas sobre como o leite é armazenado e tratado até chegar a nós, o que deixa dúvidas sobre o benefício do seu consumo pelo homem. Estudos feitos em Harvard School of Public Health levaram a retirada dos laticínios do guia de recomendações alimentares diárias, sugerindo ainda a relação de alguns tipos de câncer (próstata e ovário) com o consumo excessivo do leite e derivados.

Segundo alguns estudiosos dos alimentos, o leite pode causar alergias, diabetes, infarto, infecções, desequilíbrio hormonal, obesidade, incentivando o consumo do leite vegetal, livres de lactose, gorduras ruins, além de outros alimentos ricos em cálcio. O leite vegetal é rico em fibras, cálcio, minerais, melhora a pele, ajuda emagrecer e protege pessoas com intolerância  a lactose, porém em alguns casos é preciso ter cuidado também.

A dose diária de cálcio ao dia necessária para cada pessoa é de em média 800 a 1 200 mg, o que representa quatro porções diárias de leite animal já que cada 250 ml de leite desnatado contém 268 mg de cálcio. (É importante a avaliação individual de cada caso para estabelecer a dose diária do cálcio). Para que este cálcio seja bem absorvido pelo nosso organismo, ele deve estar associado a vitamina D. O cálcio é muito importante para os ossos, evitando a osteoporose.

O leite animal tem mais cálcio do que os demais leites, devido ao reforço do mineral vindo do animal, o que não existe no leite vegetal. Portanto, se optar pelo leite vegetal, a dica é acrescentar no seu cardápio alimentos ricos em cálcio para evitar a deficiência do mesmo. Confira abaixo alguns alimentos que são ricos em cálcio e a porção dele em cada 100 gramas do vegetal, segundo a TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp.

Substitutos do leite de vaca

Brócolis (100 gr) – 513 mg de cálcio

Feijão branco (100 gr) – 476 mg de cálcio

Sardinha (100 gr) – 482 mg de cálcio

Couve (100 gr) – 177 mg de cálcio

Espinafre (100 gr) – 136 mg de cálcio

Leite desnatado 250 ml – 268 mg de cálcio

Veja abaixo alguns tipos de leite vegetal que podem substituir o leite de vaca integral se aliado com outras fontes de cálcio e vitaminas.

Dicas de leite vegetal e suas vitaminas ou contraindicações

 Leite amêndoas – rico em proteínas, vitamina E, selênio, ômega 3, ferro, cálcio, fósforo. Previne o envelhecimento precoce, combate o câncer graças a substâncias antioxidantes do alimento.

Leite de castanha do Pará é antioxidante, prevenindo doenças do coração, câncer e envelhecimento precoce. Indicado em dietas para emagrecer.

 Leite de arroz integral contém vitamina A, B1, D, cálcio, ferro, proteínas. Livre de gorduras ruins e desintoxicante.

Leite de girassol contém ômega 3, 6 e 9, vitamina do complexo B, E, potássio, magnésio e selênio. Antioxidante e previne doenças neurodegenerativas.

Leite de coco ajuda emagrecer contém vitaminas A e E, potássio, cálcio. Combate infecções, ótimo digestivo, hidrata a pele e o cabelo. O leite de coco combate bactérias, vírus e fungos.

Leite de gergelim rico em fibras, cálcio, ferro e fósforo, proteínas e vitaminas do complexo B. ótimo para os músculos, cérebro.

Leite de soja não deve substituir o leite de vaca em relação a suprir as necessidades do cálcio. Um copo com 225 ml de leite de soja contêm 9mg de cálcio, o que representa pouco, já que um copo de leite de 250 ml tem 268 mg de cálcio.

O leite de soja é contra indicado para pessoas com hipotireoidismo e com anemia.

Ele contém mais proteína magra, menos calorias, menos colesterol e ajuda emagrecer. O leite de soja contêm anti-nutrientes o que causa deficiência de cálcio, ferro, magnésio, cobre e zinco. O tofu é livre desta substância devido o processo de preparação. Além da soja, outras sementes e grãos contem antinutrientes.

Antes de fazer sua dieta, a dica é procurar orientação com um nutricionista, qua vai analisar seu caso, suas necessidades nutricionais e montar sua dieta ideal.

Escreva seu comentário sobre beber ou não o leite de vaca integral.

Assuntos do Artigo:
  • Leite integral e rico em potassio?

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.