Scroll Top

Mamãe, Bebê e Criança

Leite Materno: Composição, Fases, Armazenamento, Dieta Ideal da Mãe

Amamentar é um ato de amor, uma demonstração de  proteção e carinho de mãe para filho. Ao amamentar a mãe transfere ao bebê anticorpos que previnem a criança de doenças, aumentando a imunidade.

Muitas mães ao ter o primeiro filho, acham que não terão condição de amamentar por não produzirem leite suficiente, o que não é verdade. Ao sugar, o bebê estimula a produção maior de leite, quanto mais sugar, mais leite produz. O sugar estimula a musculatura da faca e previne futuras alterações dentárias.

Amamentar faz com que o vínculo da mamãe com o bebê fortaleça a cada amamentação.

A amamentação traz vários benefícios a mamãe, que além do afeto, amamentar facilita a perda de peso e a volta do peso anterior, pois a gordura do organismo é usada na produção do leite. Hormônio chamado ocitocina também é liberado, estimulando a contração do útero, diminuindo o sangramento e ajudando-o a voltar ao tamanho normal.

O leite materno é um alimento completo,  com a quantidade correta de proteínas de que o bebê precisa. garantindo a nutrição da criança nos primeiros seis meses de vida.

A composição do leite materno é diferente em cada fase:

  • O colostro é o leite produzido ao final da gestação e primeiras mamadas, durando de 48 horas a sete dias. Possui todas as propriedades do leite posterior, porém menor quantidade de  gordura e mais imunoglobulinas, garantindo a proteção do bebê.
  • Na primeira fase da mamada o leite sai mais ralo, com mais água e menos gordura, composição ideal para matar a sede do bebê.
  • Na segunda fase da mamada, que corresponde do meio para o final, o leite fica mais calórico e com mais gordura, favorecendo o ganho de peso do bebê. Portanto é necessário deixar o bebê sugar por mais tempo antes de trocar de lado. É importante quando for amamentar novamente, dar primeiro a última mama que não esvaziou da vez anterior, garantindo o ganho de peso do bebê.

A composição do leite materno é preservada independente da alimentação da mãe. Mesmo assim  é necessário que tenha uma alimentação equilibrada, saudável e rica em líquidos e que evite bebidas alcoólicas e cigarros.

O armazenamento pode ser feito por até 24 horas na geladeira ou por 15 dias no freezer. O leite deve ser aquecido se refrigerado, em banho-maria até a temperatura corporal da mãe. Se foi congelado, deixe na geladeira até descongelar e depois aqueça.

A retirada pode ser feita  por extratores de leite manuais ou elétricos, retirando e guardando em recipientes apropriados para o armazenamento.

Gostou das dicas??? Escreva um comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Leite Materno: Composição, Fases, Armazenamento, Dieta Ideal da Mãe!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: