Scroll Top

Alimentação

Limão Kafir, Lima de Cafir ou Combava – Nutrientes, Benefícios à Saúde e Como Usar

Limão Kafir, Lima de Cafir ou Combava

Confira tudo sobre o Limão Kafir, Lima de Cafir ou Kafir Lime, confira Informações Nutricionais, Origem e Como Usar a fruta em pratos culinários.

Limão kafir

Nativo do Sudeste Asiático, especialmente da Malásia, Indonêsia, Tailândia e Laos, o limão kafir é muito usado na culinária asiática para aromatizar pratos salgados e doces. De sabor ácido, casca crespa, grossa e de cor verde, polpa com pouco sumo, mas que faz a diferença nas receitas.

nutrientes-limão-kafir-Suas flores são branco rosado, suas folhas são longas e duplas, uma vinda em seguida à outra como mostra a foto abaixo e de cor verde escura quando frescas, que podem ser usadas fatiadas para aromatizar pratos.

A casca rugosa do limão de kafir ou lima de cafir é usada como os demais limões que colocamos suas raspas em receitas e o suco escasso têm um sabor de acidez acentuada.

Seu cultivo no Brasil se dá por mudas adquiridas em lojas especializadas em frutas raras, que podemos encontrar online ou em lojas físicas. Uma planta com dois anos já pode dar frutos e suas folhas podem ser retiradas para usar como tempero à vontade, ajudando o nascimento de muitas outras folhas.

A Hystrix Citrus, nome científico do limão kafir, é conhecido também como lima de cafir, kafir lime, kieffer cal, makrut, magrod, cal kuffre, lima sanguessuga entre outros nomes. A fruta ácida é rica em nutrientes e benefícios à saúde, nela encontramos óleos essenciais muito benéficos à saúde, veja seus efeitos terapêuticos abaixo.

combava-lima-cafir-folhas de limão-kafir

Benefícios do limão kefir

Na lima de cafir encontramos vitamina C, carboidratos, fibras e óleos esseciais como:

O citronelol, com aroma floral e ótimo para eliminar as toxinas do fígado, prevenindo o câncer de fígado e a cirrose.

O Nerol, óleo essencial com aroma refrescante, muito usado em inalações terapêuticas

Limoneno, óleo essencial responsável pelo aroma do limão e com grande concentração na casca, com ação contra câncer de mama e câncer gástrico.

Alcalóide, responsável pelo sabor amargo e ótimo para eliminar insetos.

O limão de kafir age ainda como antiinflamatório, digestivo, calmante diminuindo o estresse, depurador do sangue, antibactericida, estimulante do sistema imunológico.

Como usar limão de kefir

Na culinária as folhas e raspas da lima de cafir são usadas em pratos com carnes, para conservar o peixe em ceviches, para aromatizar caldos, massas, sopas, bolos, saladas, tortas, enfim, como condimento, principalmente na culinária asiática.

Para quem gosta de cultivar, a dica é comprar uma muda da fruta e ter sempre à mão para o preparo de receitas especias.

Escreva seu comentário e dúvidas sobre o limão de kafir.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Limão Kafir, Lima de Cafir ou Combava – Nutrientes, Benefícios à Saúde e Como Usar!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: