Resumos

Linguagem, comunicação e interação – Variedades linguísticas

Linguagem, comunicação e interação – Variedades linguísticas

Existem alguns conceitos que são fundamentais para compreender como funciona um idioma.

Com base na tira abaixo, pode-se notar esses conceitos.

linguagem-comunicação-e-interação-resumo-português-

Houve comunicação entre as personagens da tira, pois o que uma diz interfere no comportamento da outra. Assim:

A comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando linguagem.

Para se comunicar, as personagens da tira não utilizam apenas a linguagem verbal, isto é, as palavras. Elas também se movimentam, fazem expressões corporais e faciais. Tudo isso é linguagem.

A linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.

Além da linguagem verbal, cuja unidade básica é a palavra, existem as linguagens não verbais, como a pintura, a fotografia e a mímica, que possuem outras unidades (por exemplo, a imagem). Há ainda a linguagem mista, como as histórias em quadrinhos e o cinema, que podem reunir diferentes linguagens.

Na tira, as personagens interrelacionam e interagem por meio da linguagem. Desse modo, pode-se dizer que a comunicação nascida da interação entre essas personagens foi construída solidariamente por elas, que são interlocutores no processo comunicativo.

Interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem.

Aquele que produz a linguagem é chamado de locutor, e aquele que recebe a linguagem é chamado de locutário. No processo de comunicação e interação, ambos são interlocutores.

Na tira lida, as personagens se comunicam fazendo uso da língua portuguesa. A lígua portuguesa é um código verbal.

Código é um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construção e a transmissão de mensagens.

Língua é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas de comunicam e interagem entre si.

A língua faz parte do patrimônio social e cultural de cada coletiviadade, pois ela pertence a todos os membros de uma comunidade. Um único indivíduo, isoladamente, não é capaz de criá-la ou modificá-la, pois ela é um código aceito por convenção.

A língua portuguesa, como as demais línguas neolatinas, originou-se do latim vulgar e surgiu por volta do século XII. Hoje é falada por habitantes em Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Macau, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste.

linguagem-comunicação-e-interação-resumo-origem-lingua-portuguesa-

As Variedades Linguísticas

Variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

A variedade padrão, língua padrão ou norma culta é a de maior prestígio social. Essa variedade é utilizada na maior parte dos livros, jornais, artigos científicos e didáticos. As demais variedades linguísticas são chamadas de variedade não padrão. O que não significa que há somente uma variedade correta. Usa-se as variedades de acordo com o contexto. Em uma palestra sobre uma descorberta científica é indicado o uso da norma culta. E em uma conversa entre amigos a norma culta não é necessária.

Há dois tipos básicos de variações linguísticas: os dialetos e os registros. Os dialetos são variedades originadas das diferenças de região ou território, de idade, de sexo, de classe ou grupos sociais e da própria evolução da língua. As variedades de registro ocorrem de acordo com o grau de formalismo existente na situação; com o modo de expressão, isto é, se trata de um registro oral ou escrito; com a sintonia entre os interlocutores, que envolve aspectos como graus de cortesia, deferência, tecnicidade (domínio linguagem-comunicação-e-interação-resumo-origem-gírias-de um vocabulário específico de algum setor científico, por exemplo), etc.

A gíria é uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como os fãs de rap, de funk, de heavy metal, o dos surfistas, dos grafiteiros, etc. Quando restrita a uma profissão, a gíria é chamada de jargão. É o caso do jargão dos jornalistas, dos médicos, dos engenheiros e outras profissões.

Fonte – Cereja, William Roberto. Português: linguagens: volume 1 – 5. ed. –  Atual, 2005

Assuntos do Artigo:
  • comunicacao e interacao
  • comunicacao e interecao
  • historias em quadrinhos
  • linguafem comunicação interação
  • Pode-se dizer que houve comunicação entre as personagens Explique

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.