Celebridades

Maguila – Ex-Boxeador luta Contra Doença Degenerativa

Maguila – Ex-Boxeador luta Contra Doença Degenerativa

maguila-estado-de-saúde-Adilson Maguila, ex-boxeador dos anos 80 e 90 está internado desde o dia 28 de abril, há dois meses no hospital Santa Casa da Misericórdia em São Paulo.

Maguila sofre de Mal de Alzheimer diagnosticado em 2010. Foram dois anos sem aceitar as medicações prescritas pelo médico, onde o quadro da doença piorou. Nesta época Maguila passou três semanas intermado para tratamento, foi então que foi descoberto também a Encefalopatia Traumática Crônica do Boxeador, ou Dementia Pugilistica. Esta doença leva ao declinio cognitivo, alterações de comportamento e sinais parkinsonianos.

A demência pugilista pode acometer boxeadores amadores ou profissionais que lutam há muito tempo, aproximadamente de 12 a 16 anos, por causa de traumas repetidos na cabeça. Os sintomas são progressivos apresentando tremores, alterações de fala e falta de coordenação.

O ex-boxeador é casado com Irani Pinheiro, que o acompanha no hospital. O estado de saúde de Maguila é estável, porém delicado, onde o ex-boxeador se alimenta através de sonda colocada no estômago e apresentou febre nos últimos dias. Segundo Irani, Maguila não tem previsão de alta devido a dificuldade em se alimentar.

Maguila é o único brasileiro campeão mundial na categoria pesos-pesados pela Federação Mundial de Boxe e lutou dos anos 1983 a 2000.

Com 56 anos de idade e saúde debilitada, Maguila já disputou 85 combates com 77 vitórias sendo 61 por nocaute. Foram sete derrotas e um empate em toda sua trajetória de boxeador.

Apesar da aparência debilitada, Maguila continua gostando de ver futebol e tem assistido os jogos da Copa no Brasil.

Escreva seu comentário sobre Maguila.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.