Scroll Top

Livros

“A Majestade do Xingu” Resumo: História do Médico de Índios

“A Majestade do Xingu” Resumo: História do Médico de Índios

O Autor: O livro “A Majestade dmoacyr-scliaro Xingu” foi escrito pelo médico, professor universitário e escritor gaúcho Moacy Scliar. Apesar de ser um grande criador de romances, contos e obras de literatura infantiljuvenil, Scliar ficou conhecido por suas crônicas que eram publicadas nos principais jornais do país. Dentre suas maiores produções, merecem destaque: o conto “O Carnaval dos Animais” e os romances  “Um Sonho no Caroço do Abacate” e “A Majestade do Xingu”.

O Livro: “A Majestade do Xingu” é um livro escrito em 1997, que conta a história de Noel Nutels, um médico judeo que é enviado ao Brasil ainda criança e aqui acaba se transformando numa espécie de “médico dos índios”, que se aventura pelas terras do Xingu tratando doenças e prevenindo epidemias.

Embora seja o protegonista da história, Noel não conta sua própria história. A narração é feita por um amigo de infância que, também judeu, veio para o Brasil no mesmo navio que Noel e desde então passou a nutrir por ele profunda admiração.

No início do livro, esse narrador se encontra na UTI de hospital, sob os cuidados de um médico para o qual resolve contar a sua história, desde a fuga da Rússia até os últimos anos de vida já no Brasil.

a-majestade-do-xingu-livro

Tudo começa no contexto da Revolução Russa, que leva Salomão Nutels, pai de Noel, a mudar-se para o Brasil, em busca de uma vida melhor. Após alguns ano ele consegue se estabelecer e chama sua esposa e filho para que se instalem no país também.

Junto com Noel e sua mãe viaja a família do narrador, que acaba vendo nele o irmão que nunca teve nascendo assim uma bela amizade. Ao chegarem no Brasil, as famílias seguem rumos diferentes que fazem com que os dois amigos se separem, para sempre.

Em São Paulo, o narrador acaba constituindo família, com esposa e filho. Abre também uma loja que recebe o nome de “A Majestade”, na qual passa a maior parte do tempo lendo ao invés de fazer comércio. Já Noel, no Rio de Janeiro, se forma em Medicina assumindo a profissão de médico sanitarista. Se envolve também com política fazendo parte do Partido Comunista, que vive um importante momento nas décadas de 30 e 40.

Daí para frente, o livro segue com o crescimento do filho de nosso narrador e seu envolvimento com a causa comunista, ao passo que Noel parte para cuidar de índios na região brasileira do Xingu. Muitas aventuras envolvem as vidas dos dois amigos fazendo desta, uma das mais belas e bem contadas histórias da nossa literatura.

Mas e você, o que achou do resumo que nós preparamos sobre o livro “A Majestade do Xingu”? E o livro, você já leu? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à “A Majestade do Xingu” Resumo: História do Médico de Índios!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: