Scroll Top

Saúde

Mal de Parkinson – Sintomas e Cirurgia pelo SUS

Mal de Parkinson é uma doença degenerativa neurológica que compromete os movimentos do corpo humano e segundo informações da OMS, Organização Mundial da Saúde, 1% da população mundial sofre com o Mal de Parkinson.

Os sintomas visíveis do Mal de Parkinson podem aparecer cinco anos após a doença se manifestar e pode ter sintomas diferentes do esperado. Veja abaixo alguns dos sintomas do Mal de Parkinson e fique em alerta em relação a familiares e amigos, pois a doença deve ser tratada e existe hoje uma cirurgia feita pelo SUS para melhorar os sintomas e os tremores.

Sintomas do Mal de Parkinson

  ator-robin-willians-mal-de-parkinson-cirurgia-pelo-sus– Manter um braço preso ao corpo e o outro solto normal.

 – Inclinar o tronco.

 – Passos curtos.

 – Face sem expressão.

 – Fala monótona.

 – Não piscar.

 – Letra diminuindo de tamanho.

 – Formigamento nas mãos.

 – Dificuldade em fazer tarefas diárias comuns em casa, ou que fazia antes.

 – Lentidão nos movimentos.

 – Perda do olfato.

 – Voz baixa e rouca.

 Estes sintomas citados acima costumam aparecer em pacientes com mal de Parkinson.

Cirurgia para Mal de Parkinson pelo SUS

A cirurgia para o mal de Parkinson é feita de acordo com o que precisa ser estimulado, aliviando os sintomas da doença, que não tem cura.

A primeira  cirurgia pelo SUS foi feita dia 9 de abril de 2016 no Hospital São Bernardo em Cuiabá, Mato Grosso pela equipe do médico neurocirurgião Jhony Soares Ramos. A dona de casa Jucineide, de 48 anos foi a primeira paciente a passar pela cirurgia para melhorar os sintomas do Mal de Parkinson. Diagnosticada aos 38 anos com a doença, Jucineide já não respondia a medicação após 10 anos de tratamento, ficando sem condição de se cuidar e sem andar.

É implantado na paciente com a doença um sistema para estimular o cérebro, um aparelho parecido com o marca passo que modula a atividade elétrica das estruturas profundas do cérebro, segundo o médico responsável pelo procedimento.

A cirurgia não cura a doença, somente ameniza os sintomas. É preciso uma triagem para ver a possibilidade de a cirurgia ser feita.

Comente a matéria.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Mal de Parkinson – Sintomas e Cirurgia pelo SUS!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: