Saúde e Bem Estar

Mamografia – Quando Fazer e Importância do Auto Exame

O câncer de Mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres, representando 25% de novos casos da doença ao ano.  Mais raro em mulheres com menos de 35 anos e mais comum a partir dos 50 anos de idade, pode atingir também homens, representando 1% dos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Inca.

Apesar de encontrarmos vários tipos de câncer mais ou menos agressivo, o diagnóstico precoce é fundamental aumentando a possibilidade de cura. Como prevenir ou descobrir a doença precocemente?

autoexame-mamografia-tudo-sobre-como-fazer

Exame de Mamografia

O exame de mamografia é um exame que reduz o risco de morte em pacientes com câncer de mama se feito precoce, podendo detectar a doença em seu estágio inicial, o que representa grande chance de cura. A tecnologia moderna usada para efetuar a mamografia pode encontrar pequenos tumores impossíveis de ser notar pelo auto exame ou pelo médico.

Quando devemos fazer a mamografia

O primeiro exame de mamografia deve ser feito aos 35 anos de idade e anualmente após os 40 anos. Mulheres com histórico da doença na família devem fazer o exame preventivo antes dos 35 anos.

O autoexame deve ser feito em casa uma semana após a menstruação, que além do autoconhecimento, pode ser encontrada alguma anormalidade nos seios.

O exame físico é feito por médico ou enfermeiras anualmente ou a cada seis meses no caso de mulheres com alto risco.

Outro exame que pode ajudar a prevenir o câncer de mama em alguns casos é a ultrassonografia das mamas, utilizada para examinar mamas mais densas e detectar nódulos ou cistos, não sendo usual em exames de rotina.

È importante que a mulher faça um check-up anual ou em prazo menor como semestral nos casos de histórico familiar da doença. A prevenção através da mamografia é a melhor arma contra o câncer de mama.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre a matéria.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.