Scroll Top

Horta e Jardinagem

Manchas Brancas nas Folhas de Rúcula – Como acabar com as Cochonilhas em Horta Orgânica

Manchas Brancas nas Folhas de Rúcula

Minhas folhas de rúcula começaram a ficar com manchas brancas, umas redondas, outras sem forma definida, algumas pintinhas pequenas outras maiores e depois de muita pesquisa descobri que se trata de cochonilhas branca ou farinhenta que atacam as folhas de rúcula e são nocivas para as folhas e raízes.

As cochonilhas são insetos ou pragas que atacam plantas retirando sua seiva, e as folhas de rúculas é uma das hortaliças atacadas por elas. Foi encontrado mais de 15 tipos de cochonilhas, sendo que a cochonilha branca ou farinhenta é a mostrada nas folhas de rúcula da foto abaixo. Veja como acabar as cochonilhas de hortaliças e plantas.

cochonilhas-manchas-brancas-na-rucula-como-tratar

Dicas contra Manchas brancas nas folhas de rúcula

É importante saber que plantar flores ou erva-doce próximas as hortaliças é uma forma de atrair os predadores naturais das pragas de horta como a joaninha e as vespas parasitóides. As formigas são aliadas das pragas, por acabar com os predadores naturais.

Outra forma de acabar com a praga, as cochonilhas é retirar galhos e folhas a folhas no caso de cultivo caseiro. Se preferir usar remédio caseiro na cultura orgânica, a dica é usar chá das folhas de mamão, que para pulgões de couve e outras plantas foi sucesso total segundo informações dadas no blog Come-se e para acabar com cochonilhas, deve ser borrifado de duas a três vezes nas folhas atacadas pela praga.

Um trabalho da Unesp sobre caldas naturais para combater pragas, encontrado em fca.unesp.br, no Jornal Agricola e  em uma publicação da revista Plasticultura de agosto de 2010 mencionada em sindicatoruralmc.com.br, as folhas do mamoeiro (carica papaya) são usadas contra pragas de plantas.

Confira abaixo receitas para acabar com manchas brancas de rúcula e outras pragas como pulgões, lagartas, nematóides, míldio e ferrugem do café.

Chá com folha de mamão contra pragas de horta

Para combater pulgões ou manchas brancas da rúcula, a dica é triturar 2 a 3 folhas grandes de mamão com 1/2 litro de água e um pedaço de sabão em pedra de + ou – 2cm, coar num pano e pulverizar nas folhas com praga. Fonte da receita – Blog Come-se.

Outra receita para ser usada em grandes proporções é bater 1 kg de folhas de mamoeiro com 1 litro de água, adicionar mais 4 litros de água e pulverizar sobre as plantas com pragas. Fonte da receita – Jornal Agrícola.

Escreva seu comentário sobre as dicas de como acabar com as cochonilhas ou manchas brancas da rúcula.

Assuntos do Artigo:
  • manchas brancas na rucula
  • manchas branas na horta
  • como acabar con ferrugem branca nas ruculas
  • como extinguir pulgao de rucula?
  • pragas da rucula
  • ferrugem da rúcula como combater moda orgânica
  • Fraga mancha na rúcula como combater orgânico

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Manchas Brancas nas Folhas de Rúcula – Como acabar com as Cochonilhas em Horta Orgânica!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: