Horta e Jardinagem

Manchas Brancas nas Folhas de Rúcula – Como acabar com as Cochonilhas em Horta Orgânica

Manchas Brancas nas Folhas de Rúcula

Minhas folhas de rúcula começaram a ficar com manchas brancas, umas redondas, outras sem forma definida, algumas pintinhas pequenas outras maiores e depois de muita pesquisa descobri que pode ter várias causas ou tipos de pragas nas folhas de rúculas. A ferrugem branca e a cochonilha branca ou farinhenta podem atacar as folhas de rúcula e são nocivas para as folhas e até raízes.

As cochonilhas são insetos ou pragas que atacam plantas retirando sua seiva, e a folhas de rúcula é uma das hortaliças atacadas por elas. Foi encontrado mais de 15 tipos de cochonilhas, sendo que a cochonilha branca ou farinhenta é a praga que pode atacar a rúcula.

A ferrugem branca começam com manchas amareladas na parte inferior das folhas da rúcula que toma a parte inferior das folhas numa elevação cheia de pó branco bem parecido com as folhas de rúcula abaixo. 

Veja como acabar as cochonilhas e ferrugem branca de hortaliças e plantas.

cochonilhas-manchas-brancas-na-rucula-como-tratar

Dicas contra Manchas brancas nas folhas de rúcula

É importante saber que plantar flores ou erva-doce próximas as hortaliças é uma forma de atrair os predadores naturais das pragas de horta como a joaninha e as vespas parasitóides. As formigas são aliadas das pragas, por acabar com os predadores naturais.

Outra forma de acabar com a praga, a ferrugem branca ou as cochonilhas é retirar galhos e folhas a folhas no caso de cultivo caseiro. Se preferir usar remédio caseiro na cultura orgânica, a dica é usar chá das folhas de mamão, que para pulgões de couve e outras plantas foi sucesso total segundo informações dadas no blog Come-se e para acabar com cochonilhas, deve ser borrifado de duas a três vezes nas folhas atacadas pela praga.

Um trabalho da Unesp sobre caldas naturais para combater pragas, encontrado em fca.unesp.br, no Jornal Agricola e  em uma publicação da revista Plasticultura de agosto de 2010 mencionada em sindicatoruralmc.com.br, as folhas do mamoeiro (carica papaya) são usadas contra pragas de plantas.

Confira abaixo receitas para acabar com manchas brancas de rúcula e outras pragas como cochonilhas, pulgões, lagartas, nematóides, míldio, ferrugem branca e ferrugem do café.

Chá com folha de mamão contra pragas de horta

Para combater pulgões ou manchas brancas da rúcula, a dica é triturar 2 a 3 folhas grandes de mamão com 1/2 litro de água e um pedaço de sabão em pedra de + ou – 2cm, coar num pano e pulverizar nas folhas com praga. Fonte da receita – Blog Come-se.

Outra receita para ser usada em grandes proporções é bater 1 kg de folhas de mamoeiro com 1 litro de água, adicionar mais 4 litros de água e pulverizar sobre as plantas com pragas. Fonte da receita – Jornal Agrícola.

Escreva seu comentário sobre as dicas de como acabar com as cochonilhas ou manchas brancas da rúcula.

Assuntos do Artigo:
  • Como acabar com pulgão na rúcula
  • como combater praga na rúcula
  • mancha branca na rucula
  • o quefazer para que a rucula nao forme com as manchas brancas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Cristiane Henrique Santos disse:

    Gostaria de saber se aquele fungo chamado cochonilha branca que dá na rúcula é prejudicial a nossa saúde?

    • Graci disse:

      Olá Cristiane

      A cochonilla branca é um inseto que não é considerado prejudicial para nossa saúde, ao contrário, de um tipo dela é extraido um corante avermelhado usado na indústria alimentícia.

      Algumas pessoas podem ter alergia, podendo levar ao choque anafilático.

       

  2. Helenice disse:

    Gostaria de saber porque as folhas de rúcula que eu plantei estão ficando com as folhas brancas inteiras 

    • Graci disse:

      Olá Helenica

      Normalmente as pragas que causam manchas brancas nas folhas da rúcula são a ferrugem branca, as cochonilhas e até o míldio.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.