Educação

Marilena Chauí Frases sobre Classe Média, Mídia, Liberdade e Vídeo

marilena-chauiMarilena Chaui Frases e Ideologia

Marilena de Souza Chaui é uma filósofa brasileira que nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Filha do jornalista Nicolau Chauí e da professora Laura de Souza Chauí, ela já atuou na Secretaria Municipal de Cultura e se tornou professora titular de filosofia no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Dona de opinioes fortes e uma oratória admirável, Marilena é hoje um dos grandes nomes entre os pensadores e intelectuais brasileiros.

Neste post nós separamos algumas das Melhores Frases de Marilena Chaui. São citações e trechos de entrevistas que remetem à ideologia da filósofa. Confira:

 

As pessoas que, desgostosas e decepcionadas, não querem ouvir falar em política, recusam-se a participar de atividades sociais que possam ter finalidade ou cunho políticos, afastam-se de tudo quanto lembre atividades políticas, mesmo tais pessoas, com seu isolamento e sua recusa, estão fazendo política, pois estão deixando que as coisas fiquem como estão e, portanto, que a política existente continue tal qual é. A apatia social é, pois, uma forma passiva de fazer política.

 

Os animais são seres naturais; os humanos, seres culturais.

 

“Eu conheço Deus. Eu não acredito nele. Acreditar em Deus é esperar que ele se revele através dos textos sagrados. Conhecê-lo é exercer o trabalho de pensamento na direção de conhecer a estrutura do universo, do modo de realização.”

 

 

 

Desejo é relação entre seres humanos carentes. Por isso amamos até à loucura e odiamos até a morte: nosso ser está em jogo em cada e em todos os afetos. Desejo é paixão,diziam os clássicos.

 

“A verdade não pode escandalizar.

 

A lógica ideológica só pode manter-se pela ocultação de sua gênese,isto é,a divisão social das classes,pois sendo missão das ideologias dissimular a existência dessa divisão, uma ideologia que revelasse sua própria origem se autodestruiria.

O que você achou das frases? Você concorda com a ideologia de Marilena? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • marilena chaui frases

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.