Curiosidades

Matrioskas – Boneca Russa de Madeira Uma dentro de Outra, Origem e Significado

Matrioskas – Boneca Russa de Madeira

Com a Copa de 2018 na Rússia, as Matrioskas estão fazendo sucesso na mídia e viraram assunto na TV onde o significado das bonecas que se multiplicam a partir de uma maior é explicado.

matrioskas-bonecas-russas-feitas-de-madeiraAs matrioskas fazem parte da cultura russa, elas surgiram há 120 anos na tradição do país  e as versões de como ela chegou e seu significado variam. Há relatos de que ela foi inspirada numa boneca japonesa que uma família de artesão ganhou de um senhor Japonês. A partir da boneca japonesa foi criada a boneca russa em madeira, cujo nome representava a mão de família e suas gerações posteriores. Outro fato comentado sobre a série de bonecas é a de que uma de suas finalidades é esconder objetos valiosos dentro de outros. Conhecidas no mundo todo, a série de bonecas muito bem feitas e delicadas são lindas e quase todas da série são iguaizinhas a não ser pelo tamanho.

boneca-russa-de-madeira-matrioskaAs bonequinhas russas desmontáveis em série, de formas arredondadas, que são guardadas uma dentro da outra, diminuindo o tamanho, até chegar a uma bonequinha minúscula são lindas. Elas são usadas como brinquedo educacional e tem ainda um significado sentimental em alguns lugares, como o de realizar desejos, sendo um desejo colocado na penúltima boneca, realizando em pouco tempo.

As matrioskas chegaram ao Brasil e caíram nas graças de muita gente. Elas são comercializadas na internet com variedades de cores, modelos, material usado na confecção falando das cópias. Elas são usadas para decorar, presentear, dar sorte, educar, fazer arte e brincar. A boneca russa original é de madeira, com cores vibrantes, pintura bem feita e delicada, que remete a temas religiosos, elas simbolizam uma família bem construída, unida, feliz, ela protege o lar.

 Para quem se apaixonou pelas lindas bonequinhas pode encontrar cópias na internet.

Escreva seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.