Lição de casa

Matriz Transposta: Definição, Explicação, Como Encontrar e Exemplos

.

…………….Depois de falar sobre Matriz: Definição, Representação e Matriz Genérica e Matrizes Especiais: Matriz Linha, Coluna, Quadrada e Diagonal chegou a hora de entendermos a Matriz Transposta. Representada pelo símbolo “At” ela é muito usada no dia a dia de muitos profissionais além, é claro, dos matemáticos.

…………….Tendo como exemplo uma matriz A = (aij) mxn pode-se identificar como transposta a seguinte matriz: At = (a’ij) nxm tal que a’ij = aij para todo o i e para todo o j. De forma mais clara podemos dizer que a matriz transposta é obtida através da troca das linhas e colunas da matriz inicial.

…………….Veja o exemplo:

.

.

…………….Repare que na imagem acima os elementos que formavam a primeira linha quando trocados passaram a formar a primeira coluna. Já os elementos que formavam a segunda coluna passaram a formar a segunda linha. Essa é a troca que deve ser feita em todos os tipos de matrizes para se achar a transposta.

…………….Tanto no exemplo de cima quanto no que você verá abaixo foram usadas matrizes quadradas. Nestes casos o número de linhas e colunas é igual mas quando não se trata de uma matriz quadrada acontece uma inversão sendo que o número de linhas passa a ser o número de colunas e vice versa.

.

.

…………….Mas e você, o que achou das dicas??? E dos exemplos??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • matriz transposta
  • explicação de matrizes
  • explicacao de matriz
  • Como achar a transposta de uma matriz
  • Definiçao e exemplo de matriz transpostas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.