Scroll Top

Alimentação

Mel de Abelhas – Tipos e Benefícios à Saúde

Mel de Abelhas – Tipos e Benefícios à Saúde

Um adoçante natural muito saboroso, o mel de abelhas é usado como cosmético, é ingredientes de muitos pratos na culinária mundial e usado em tratamento de muitas doenças, principalmente as respiratórias. Com poderes anti-bacteriano, anti-fungicida e anti-séptico, este líquido transparente é rico em vitaminas e sais minerais e muito benéfico à saúde. O mel hidrata a pele e os cabelos e é ingrediente de vários cremes para dar brilho e hidratar a cútis e as madeixas.

Fabricado pelas abelhas, que buscam em algumas flores o pólen e néctar e após um processo de fabricação único e natural delas no alvéolo dos favos de mel das colméias temos o mel de abelhas.

tipos-de-mel-de-abelhas-

Tipos de mel de abelhas

O mel de abelhas pode ser feito a partir de vários tipos de flores. Temos uma grande variedade de mel, que pode ser de flor de laranjeira, de flor de limão, flor de café, de eucalipto, de assa-peixe, cipó-uva, bracatinga e capixingui. O tipo de flor em que foi feito o mel de abelha define a cor, o sabor e viscosidade do produto.

Mel silvestre é o mais conhecido no Brasil. Feito com diversidade de flores, é indicado para problemas respiratórios, calmante e ótimo antioxidantes.

Mel de flor de eucalipto tem cor escura e sabor acentuado por ter concentração de ferro, cálcio, magnésio e enxofre. É considerado o melhor para tratamentos de infecções respiratórias, intestinais e urinárias. Os xaropes com mel de eucalipto e agrião é muito usado em caso de sinusite, tosse, bronquite e afecções da garganta.

Mel de flores de café é menos doce e levemente amargo. Ótimo para revigorar as energias.

Mel de cipó-uva tem efeito detox, laxante, expectorante, seu efeito contra problemas do fígado é terapêutico.

Mel de assa-peixe é expectorante e calmante.

Mel de flor de flor de laranjeira é calmante, e ajuda combater problemas intestinais.

Mel de flores de limão combate a acidez estomacal, tem sabor cítrico e é ótimo expectorante.

Mel de bracatinga de cor escura e sabor amargo, combate vermes e doenças do fígado, da circulação, intestinal e estomacal.

Mel de capixingui combate gastrite e é diurético.benefícios-do-mel-à-saúde-1

Você pode encontrar mel de outras flores como macieira, hortelã, girassol, guaco, marmelo. O que vai definir o tipo de mel é a concentração maior da flor no local onde estão as colmeias.

É importante destacar que pessoas com diabetes não devem consumir o mel, por causar picos de glicemia. Crianças menores de um ano também não podem consumir mel porque seu sistema imunológico não está preparado para defender o corpo de possíveis bacilos que causam o botulismo.

Ingerir o mel como adoçante, adicionado em frutas com aveia ou grãos e para substituir o açúcar é ótima dica. O mel de abelhas é menos calórico do que o açúcar e se ingerido em menor quantidade ajuda em dietas para emagrecer.

Escreva seu comentário sobre o mel de abelhas.

Assuntos do Artigo:
  • mel de abelha hidrata a pele

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Mel de Abelhas – Tipos e Benefícios à Saúde!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: