Saúde e Bem Estar

Melasmas: Manchas Marrons no Rosto, Tratamento, Protetor Solar e mais

.

.

…………………Você já ouviu falar em Melasma? Imagina do que se trata? Os melasmas são manchas de cor acastanhada que aparecem na pele, especialmente na região do rosto (lábios, bochechas e nariz). São mais comuns em áreas de grande exposição ao sol e em pessoas do sexo feminino.

…………………Felizmente as manchas não trazem complicações sendo prejudiciais apenas a aparência. Seu surgimento não tem relação com o tom da pele, mas elas são mais comuns em mulheres negras. Isso faz com que seja mais comum nas mulheres, o que não torna imune homens de todas as idades.

…………………Os casos mais comuns são detectados em gestantes, quando a lesão ganha o nome de cloasma gravidício, ou pessoas que fazem algum tipo de terapia hormonal. O uso de anticoncepcionais ou repositores hormonais pode ser uma das causas da alteração da pele e o surgimento das manchas.

.

.

…………………Essa alteração ocorre em cerca de 75% das gestantes e costuma ser tratada sem qualquer tipo de medicamento. Na maioria dos casos as manchas desaparecem naturalmente, mas algumas vezes elas se tornam crônicas, o que exige alguns cuidados especiais como o controle do uso de anticoncepcionais.

…………………Outra prática bastante recomendada é a do uso de protetores solares e a prevenção de longas exposições ao sol. Os resultados aparecem a longo prazo, o que exige um pouco de paciência. Alguns médicos indicam o uso de corticoides, hidroquinona e tretinoína no período pós-parto.

…………………Apenas nos casos mais graves é indicada a terapia com ácido tranexâmico que é injetado no local, inibindo a reação inflamatória da pele. Para isso é aplicada uma anestesia local, o que torna o procedimento indolor. São necessárias uma média de 12 sessões das picadas no rosto.

.

.

…………………Agora se você não quiser passar por tudo isso a melhor coisa a fazer é não se esquecer do protetor solar, mesmo em dias frios e nublados. Além das melasmas a prática evita o desenvolvimento de outras doenças muito mais graves como por exemplo o câncer de pele também conhecido como melanoma.

…………………Mas e você, o que achou das dicas? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • manchas marrom no rosto
  • mancha marrom no rosto
  • manchas marrons no rosto
  • manchas marrom no rosto o que pode ser
  • manchas marrons na pele
  • manchas marrons na pele do rosto

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Luisa disse:

    gostei das dicas , muito obrigada 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.