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Bem Estar

Melhor Horário para Fazer Exercícios Físicos – Dicas

Melhor Horário para Fazer Exercícios Físicos

exercícios-físicos-a-noite-ou-a-tardeJá sabemos que fazer exercícios físicos é necessário e deve fazer parte da nossa rotina para termos uma saúde melhor, manter a boa forma física e melhorar o humor.

Mas qual é a melhor hora para se fazer atividades físicas? Qualquer hora que der vontade? Pela manhã, tarde ou à noite?

Estudos explicam que cada um de nós temos nossas particularidade em relação ao organismo e que para umas pessoas, se exercitar pela manhã é melhor, já para outras, se praticar exercícios físicos à  noite seu corpo terá um resultado melhor.

Cada corpo reage a certas funções de forma diferente do outro, nosso relógio biológico varia de pessoa para pessoa. Acordar cedo para certas pessoas é um hábito comum e tranquilo, já outras não conseguem acordar cedo, e quando o fazem, ficam mal humoradas e não rendem bem nas tarefas que lhe são propostas.

Esta variação no nosso ritmo circadiano ou seja, no nosso relógio biológico é comum e pode influenciar na decisão do melhor horário para se fazer atividades físicas, já que interfere no resultado ou seja, na performance de cada um. Trata-se de algo pessoal a maneira como nosso corpo reage aos estímulos e funções.

Vantagens e desvantagens em relação ao horário de fazer exercícios existe, confira abaixo algumas delas:

Vantagens de praticar exercícios físicos  pela manhã

  • Para emagrecer, ou manter a boa forma, o mais recomendado é fazer exercícios físicos pela manhã.

  • Outra dica para manter ou perder peso é evitar horários próximos das grandes refeições, como o almoço ou jantar. A dica é se exercitar após duas horas destas refeições.

  • Separando a manhã para fazer exercícios físicos você terá mais assiduidade na atividade, sem compromissos que atrapalhem a rotina esportiva ou desculpas para não fazer.

  • Praticar atividades físicas antes de ir ao trabalho melhora o humor e a vitalidade, resultado da atuação de hormônios.

Vantagens de praticar exercícios físicos à tarde

  • exercícios-físicos-diurnos-Fazer atividades físicas no fim do dia tem o benefícios da ação hormonal que está ativada, resultando num desempenho melhor.

  • Com o corpo aquecido o risco de lesão é menor.

  • Para adquirir massa magra, se exercitar à tarde o resultado é mais eficaz.

  • A resistência corporal também é maior no final da tarde.

  • A prática de algum esporte ou exercícios após o trabalho, ajuda amenizar o estresse do dia.

É importante verificar a intensidade não exagerada das atividades e evitar horários muito próximos ao descanso noturno, sendo recomendado até duas a três horas antes de ormir, e não menos do que isso. A agitação do corpo pode causar dificuldade em dormir e prejudicar o bem estar no outro dia, acordando cansado e indisposto.

É importante fazer uma alimentação leve uma hora antes antes dos exercícios, com carboidratos, fibras, proteínas e gordura. Se exercitar com o estômago vazio pode casusar hipoglicemia e causar tontura, enjôo.

Para quem tem horário flexível de trabalho, a dica é buscar o melhor horário para praticar esporte, vendo em qual deles seu corpo se adapta melhor.

O desempenho e disposição para praticar exercícios estão relacionados ao seu relógio biológico, á que horas você gosta de dormir e de acordar, funções que estão ligadas a forma que cada corpo responde ao funcionamento do coração, hormonal, temperatura corporal, de humor, etc.

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Assuntos do Artigo:
  • melhor hora para fazer exercícios

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