Mamãe, Bebê e Criança

Mentir ou Não para as Crianças. Mentir Prejudica o Aprendizado e Caráter

 

 

                     Mentir ou não para os filhos? Todo pai e mãe muitas vezes para se livrar de uma situação embaraçosa fala uma mentirinha para os filhos.

                    Pequenas mentira, ou “Mentira Branca”, pode ser muito prejudicial ao seu querido e lindo pimpolho.

                    Um simples telefonema desagradável que você não quer atender e diz que não está, ou frases como: “vou comprar” e depois não compra, “vou te pegar na escola tal hora”, e não vai, mentir a idade, dizer: “se não comer cai os cabelos”, inventar histórias mentirosas para se safar de situações e etc… são inocentes mentirinhas podem ser um incentivo para mentiras maiores. É um mau exemplo.

                    Dizer que os pais não estão quando estão, é uma situação em que o filho não quer mentir e os pais autorizam a mentira, “Ensinam o filho mentir”.

 

 

                   Mães e pais que mentem um para o outro e fazem os filhos participarem da mentira, nem imaginam o grande mal que causam a eles. A criança entra em conflito, fica dividida. Casais devem evitar discussões perto dos filhos, eles ficam assustados e angústiados.

                   Brigas por causa de sogro e sogra perto dos filhos, e depois, na presença dos avós fingem felicidade, que está tudo bem, faz com que a criança conviva com a hipocresia, com mensagem dupla, deixando-a confusa. O caráter está sendo construído erroneamente. Caráter são marcas que vão ficando na personalidade da criança em desenvolvimento. O que nós fazemos e acreditamos quando adultos são reflexos do que aprendemos e vivemos com nossos pais.

 

 

                    Cuidado com o que diz e faz perto de seus filhos. Ser retentor de segredos é prejudicial e aprisiona o saber. Prejudica o desenvolvimento do aprendizado, o desenvolvimento cognitivo.

                   Fantasias e sonhos de crianças de três a cinco anos é normal, não é mentira, a partir dessa idade preste atenção e tome cuidado, já pode ser mentiras.

                    Os filhos se espelham nos pais, diz Quésia Bombonatto, Presidente Nacional de Psicopedagogia Brasileira, é comum mentir, mas não é adequado. A formação do caráter começa dentro de casa. A família é a base da educação. Se os filhos ouvirem os pais mentirem aprenderão mentir. Os filhos assimilam tudo. Pais que mentem criam filhos que mentem.

 

                    Quando você perceber que esta numa situação de mentira, volte atrás e corrija seu erro, diga que errou. O reconhecimento do erro é uma grande virtude e pode salvar seus filhos de prejuizos maiores e futuros.

                    Saiba que o correto é NÂO mentir, para formar filhos com bom caráter e inteligentes.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Pr. Edvaldo disse:

    Palavras muito sábias e bem ordenadas, fiquei radiante por tua exposição sobre “MENTIR OU NÃO MENTIR”. Este é um assunto em que postarei em breve no nosso canal e será um estudo em nossa reunião, em que, se não for desagradável, estarei sitando estas palavras bem colocadas.

    As tuas palavras aqui escrita me faz lembras de um texto em que escrito está:

    Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Lucas 16:10

    Assim também quem começa desde criança com as pequenas mentiras (branca), terminam com as mentiras pretas e bem pretas, como no caso de uma jovem senhora, já casada mãe de dois filhos, que deste criança aprendeu a mentir, agora estando conosco em nossa reunião, ela tem grande dificuldade de falar a verdade sem mentir, a coisa é tão séria que por muito tempo ela viveu na mentira fazendo as pessoas acreditarem em suas estórias, porém recentemente nós descobrimos sobre a sua vida de mentira, e veio também ao nosso conhecimento de que outras pessoas já se afastaram desta jovem por suas mentiras, agora ela está se esforçando para que as pessoas acreditem nela, mas está muito difícil para ela conquistá-las novamente.

    Se nos permitir queremos divulgar estas tuas palavras juntamente com o que iremos acrescentar, no nosso vídeo e no nosso blog, para que as pessoas não temam em dizer a verdade, e se elas não querem dizer a verdade por não ser o momento adequado, não usem a mentira se safarem.

    Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

    Quem diz a verdade anda seguro, construindo sua vida sobre rocha, mas quem fala a mentira o medo lhe rodeia e sua casa está sobre a areia.

    Ptrs. Edvaldo dos Santo e o Senhor Jesus

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.