Animais

Metade dos Anfíbios do Cerrado podem Desaparecer: Causas da Extinção

Acredita que metade dos Anfíbios do Cerrado podem Desaparecer? Confira aqui no blog Essas e Outras as causas da Extinção..

.Anfíbios do Cerrado

Segundo o projeto "Diversidade de anfíbios no cerrado e prioridades para sua conservação em cenários futuros de mudanças climáticas" desenvolvido com apoio da Fundação Boticário pela organização ambiental Pequi, mais da metade das espécies de anfíbios do cerrado brasileiro podem desaparecer.

Se continuarmos com a mesma política do uso da terra e o clima da região continuar mudando, em um prazo de menos de 40 anos boa parte de suas espécies estarão extintas para sempre. A conclusão foi feita após 4 anos de estudos e testes minuciosos.

.Para isso foi simulado o ambiente do cerrado no ano de 2050 quando a temperatura estaria 2ºC mais alta de acordo com o IPCC. Também foram levados em consideração a expansão agrícola e os desmatamentos que atingem a região.

As principais causas dessa alteração na biodiversidade seriam o Aquecimento Global e a destrição do habitat de boa parte dessas espécies. Sem local para viver, muitos animais morrem e outros migram para outras regiões onde não têm possibilidade de se desenvolverem e sobreviverem.

.Veja o que disse a professora da Universidade de Brasília e coordenadora do projeto Débora Silvano: “A ausência de locais adequados para sobrevivência e a elevação da temperatura no cerrado fariam esses animais procurar por outras regiões amenas. A região de floresta mais próxima seria a Mata Atlântica, mas este bioma já praticamente desapareceu devido à expansão humana”.

Outro problema que agrava a situação é o fato de metade das espécies existentes no cerrado brasileiro serem endêmicas, ou seja, existem apenas nessa determinada região. Assim sendo 50% dos anfíbios desaparecerão se continuarmos no ritmo em que estamos.

Este ano muitos animais já sofreram com as queimadas ocasionadas pela baixa umidade do ar e até mesmo pelo homem. Fica a pergunta: será que nossos filhos viverão num mundo parecido com o que vivemos hoje???

O que você acha dessa história sobre os Anfíbios do Cerrado em extinção??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.