Lição de casa

Métodos de Separação Misturas Heterogêneas: Sólidos, Líquidos e Gases

Tudo sobre Métodos de Separação Misturas Heterogêneas: Sólidos, Líquidos e Gases

Métodos de Separação

.Confira o resumo que nós preparamos com os processos de separação e purificação de substâncias :

.Misturas formadas por sólidos:

* Ventilação: este método é usado para separar misturas em que os componentes possuem densidades bem diferentes. É usada uma corrente de ar que separa substâncias como cereais e cascas de grãos.

* Levigação: este método também separa componentes de densidades diferentes mas ao invés do ar usa correntes de água. É muito comum em garimpos onde é usada para separar os resíduos de metais preciosos.

* Peneiração: este método é usado para separar misturas em que os componentes possuem tamanhos diferentes e necessita de uma peneira. A ferramenta deve possuir malhas diferentes para separar cada sólido.

* Flotação: este método é usado para separar misturas compostas por substâncias que absorvem e não o óleo. Para isso adiciona-se óleo à mistura que é lançada na água. A suspensão é agitada e apenas as substâncias que absorveram o óleo flutuam enquanto as outras se depositam no fundo do recipiente.

* Dissolução fracionada: este método é usado para separar misturas em que um dos componentes é solúvel e outros insolúveis a determinado solvente.  Este solvente é acrescentado, depois é feita a filtração e por último a evaporação ou destilação.

* Líquido de densidade intermediária: este método é usado para separar componentes de densidades diferentes. É acrescentado um líquido que não dissolva os sólidos e que tenha densidade intermediária a eles. Isso faz com que algumas substância flutuem e outras afundem, separando-as.

……………Misturas formadas por sólidos e líquidos:

.* Filtração: este método é usado para separar sólidos que se encontram misturados a outra substância sem se dissolver. Basta passar a mistura por uma superfície porosa que o sólido será retido.

* Decantação: este método é usado para separar componentes de solubilidade e densidade diferentes. Basta deixar a mistura em repouso que a substância mais densa se depositará no fundo do recipiente.

Métodos-de-separação-misturas-heterogêneas

* Centrifugação: este método pode ser definido como uma decantação acelerada em que é usada uma centrífuga. A rapidez com que os cilindros giram a mistura faz com que o sólido se separe do líquido.

……………Misturas formadas por líquidos:

* Decantação: este processo necessita de um funil de separação ou funil de decantação. Como são misturas heterogêneas, o líquido mais denso fica em baixo e o menos denso em baixo. Com a ferramenta os dois são separados.

……………Misturas formadas por sólidos e gases:

* Filtração: este processo necessita de um filtro que com a ajuda de correntes de ar separa os gases dos sólidos. É semelhante ao que acontece com os filtros de aspiradores de pó.

O que achou do resumo sobre Métodos de Separação??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • métodos de separação de misturas homogeneas e heterogeneas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

  1. Ma disse:

    Seu resumo está ótimo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.