Horta e Jardinagem

Mini Rosa: Fotos, Como Cultivar, Adubar, Regar e Podar

 Fotos de Mini rosa e como cuidar

mini-rosa-coral

Linda e delicada, a mini rosa está sempre florida e mostrando sua beleza em miniatura. Com nome científico Rosa Chinensis a mini rosa ou rosa miniatura é da família das rosáceas, originária da Asia – China. A mini rosa alcança de 20 a 40 cm de altura e tem vida longa e duradoura.

A mini rosa apresenta folhas serradas e mais escuras nas bordas. As flores são de cores variadas entre rosa claro a escuro, vários tons de vermelho, branca, amarela, lilás e muitas outras combinações resultantes de enxertos. Floridas sempre, a mini rosa  está presente o ano todo, principalmente na primavera e verão. A mini rosa tem caule fino e com espinhos.

como-cuidar-de-mini-rosa-fotos-e-dicas-plantar

O local ideal para se plantar mini rosa são lugares com sol pleno ou meia-sombra, manter o solo úmido com regas duas vezes por semana. O clima indicado para a mini rosa é quente, úmido e ameno.

Para cultivar a mini rosa é necessário um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. A mini rosa é resistente a ventos fortes, uma boa mistura para plantá-la é partes iguais de composto orgânico, terra vegetal e terra comum de jardim.

cuidados-botões-mini-rosa

A fertilização deve ser feita 3 x ao ano, com NPK 06-12-06, torta de mamona ou farinha de osso e adubos orgânicos. Em lojas de artigos para jardinagem encontramos produtos indicados para adubagem. A mini rosa podem ser plantadas em vasos, jardineiras canteiros e jardins.

mini-rosaAs mudas da mini rosa é alcançada por estaquias ou enraizamento de galhos.

Como fazer mudas de mini rosa:

  • Cortar um galho com + ou- 15cm, que acabou de florir e está saudável, cortar em viès os dois lado. Tirar as folhas  inferiores da estaca. Fazer a mistura para o plantio e preparar um vasinho com a mistura, molhe e introduza o galho na parte sem folhas.
  • Envolva o vasinho em um plástico transparente como se fosse uma estufa e mantendo a umidade. Coloque os vasinhos cobertos com o plástico transparente num lugar com 50% de sombra. Após 30 dias, o galhinho estará enraizado e com pequenos brotos e possível folhas novas. Neste estágio, a planta já poderá ser aclimatada ao sol aos poucos e podendo ser mudadas para vasos maiores ou o local escolhido.

Quando adultas as roseiras miniaturas deverão ficar no sol.

Como podar

  • As podas da mini rosa devem ser feitas de preferência no final do inverno, procurando manter  a forma mini, limitando o crescimento dos galhos, principalmente em jardins. Logo após a primeira florada, faça uma poda total, para a emição de brotos e  formação de copa. As próximas podas serão somente para retirar os cachos de rosas que já floriram.

Gostou das dicas sobre o plantio, adubagem e poda da flor? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até logo.

Assuntos do Artigo:
  • mini rosas
  • como cuidar de mini rosas
  • mini rosa
  • como cultivar mini rosas
  • mini rosas como cuidar
  • Mini roseira
  • como plantar mini rosas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

40 Comentários

  1. rui disse:

    Gostei das informações. Vou por na pratica pois gosto muito de rosas e mini-rosas.

  2. bom dia!!! estou começando a gostar de mini rosas tenho plantado em vasos alguns pé, já florescendo, constatei a presença de uma espécie de pulga verdinha proximo ao botão, e tambem folhas amareladas em todos os pés. gostaria de saber se são fenomenos separados ou se uma tem relação com a outra, e tambem como tratar do problema. grato

    • Graci disse:

      Olá Romeu

      Os pulgões da roseira podem ser controlados com inseticidas orgânicos ou chá de fumo;
      Use torta de mamona e farinha de ossos para as mini-rosas, regue sempre que a terra perder a umidade, sem deixar faltar água. A mudança de temperatura e o frio favorecem as folhas amareladas, que vão cair para nascer outras.

      Volte sempre.

  3. maria das graças costa disse:

    boa tarde minhas  mini  rosas esta  aparecendo  folha amareladas   como cuidar  obrigado

    • Graci disse:

      Olá Maria das Graças

      Adube suas mini-rosas com torta de mamona e farinha de ossos, regue-as sempre que a terra perder a umidade, sem deixar faltar água. A mudança de temperatura e o frio favorecem as folhas amareladas, que vão cair para nascer outras

  4. Giovani disse:

    Comprei mudas de mini rosas,dois dias depois mesmo com umidade,elas apresentam botões murchos e folhas amareadas,por baixo,que pode ser,isso ocorreu 3.  Dias após a troca de vaso.

  5. Patrícia disse:

    Bom dia!
    Tenho três vasos com mini roseiras e um deles etá nascendo cogumelos… O que faço?

     

    Att,

     

    • Graci disse:

      Olá Patrícia

      Pode deixá-los lá. Os cogumelos aparecem em solo úmido e adubado ou em dias chuvosos. Eles não vão prejudicar suas mini rosas e quando sair o sol, elem somem.

  6. Ruben disse:

    Bom dia galera !!!

    sou jovem, mas melhor que video games e coisas bobas prefiro minhas rosas, tenho várias mudas total de 12 brancas, 8 rosas claras e a mais dificil a vermelha tenho 6 mudas, apenas tudo graças a esse site valeu galera, começei com uma, hoje sou vendedor de mini rosas. boa sorte galera !!!

     

  7. Ruben disse:

    ultimamente minhas rosinhas estão secando, aos poucos os galhos vão enchendo de fungos e sem folhas, mas o por que isso acontece?? principalmente na minha mini rosa-rosa clara

    • Graci disse:

      Olá Ruben

      Os pulgões da roseira podem ser controlados com inseticidas orgânicos ou chá de fumo;
      Use torta de mamona e farinha de ossos para as mini-rosas, regue sempre que a terra perder a umidade, sem deixar faltar água. A mudança de temperatura e o frio favorecem as folhas amareladas, que vão cair para nascer outras.

      Espero ter ajudado

       

  8. tania cristina disse:

    minha mini roseira nunca vinga, morre sempre, por que?

  9. Ivana disse:

    Olá! plantei minhas mini rosas a quatro meses, e agora após ter mudado de vaso a um mês elas estão secando e morrendo e suas folhas estão esbranquiçadas. O que devo fazer ?

    • Graci disse:

      Olá Ivana

      Continue cuidando delas como recomendado na matéria sobre mini rosas. O sol deve ser pela manhã, principalmente se foram recém mudadas de vaso.

      Evite o excesso de água e vento. Cuide se não estão com alguma praga.

  10. Jocélio Maia Lima disse:

    Gosto muito das publicações sobreroseiras. Gosto de cultivá-las e sempre leio sobre como lidar com elas.Par\béns!

  11. celso disse:

    ola,coloco as estacas das rosas na agua nasce as folhas mas nao enrraisam.por favo me ajudem

     

  12. Fabi disse:

    Olá, gostaria de saber qual a melhor época para podar as mini rosas.

    Como achei mais reportagens sobre roseiras comuns, a princípio pensei em seguir o conselho de podar entre setembro e outubro (moro no Sul), mas ainda assim não entendi: só se poda a rosa uma vez ao ano? Estou com a minha a menos de um mês e tinha galhos amarelados já secando que precisaram ser cortados quase totalmente.

    Comprei a mini roseira já pronta, em vaso e a copa dela é muito grande, até atrapalha um pouco. Posso cortar alguns galhos da copa ou corro o risco das rosinhas sentirem?

     

    Obrigada pela atenção!

    • Graci disse:

      Olá Fabi

      Uma vez ao ano é feita a poda grande, que vai mantê-las mini. A cada florada, retire as flores secas e as folhas amareladas, numa poda menor, o que é feito mais de uma vez ao ano.

      Espero ter ajudado, volte sempre. Estamos atualizando diariamente nosso site com informações variadas, visite e curta-nos.

      • Fabi disse:

        Ok.

        Mas ainda não entendi muito bem como é essa poda total… Você pode me explicar melhor, Graci?

        Ah, e vou voltar sim, gostei bastante dos artigos daqui!

  13. Zuleide Santos disse:

    Li nesse site que cha de fumo afasta pulgões das mini rosas. Como é feito e fervido ou deixa o fumo na água para depois usar?
    estou precisando pois tem um vaso que tive que tirar um galho todo, com medo de maiores infestações!

    • Graci disse:

      Olá Zuleide

      Para fazer o chá de fumo, ferva 1/2 litro de água e coloque sobre 125 gramas de fumo de corda picado, tampe e deixe por 24 horas. Filtre com um pano e aperte bem para tirar o máximo do sumo do fumo de corda.
      Misture 50 ml de álcool para conservar e guarde. Para usar, dilua 100 ml do chá de fumo com 1 litro de água e borrife sobre a planta com pulgão.
      Volte sempre.

  14. Bruna disse:

    Ola boa noite gostei muito das dicas! estou começando agora a cultivar mini rosas, estou com uma mudinha vermelha.
    Sobre a poda podo com quantos nós? e posso podar ela sempre ou espero todos os botões florirem pra depois podar tudo ? e tem q estar frio pra podar ? li num blog q tenho q podar e depois passar uma mistura com canela pra ela cicatrizar esse é o melhor método?

    grata 😛

    • Graci disse:

      Olá Bruna
      Galhos menores deixe três nós, galhos maiores de cinco a seis nós.
      A poda grande é feita anualmente. A poda menor é feita para limpar os botões de rosa secos.
      O recomendado é podar no final do inverno. Com relação a canela, ela é fungicida e é indicada para poda de orquídeas,rosas e outras plantas para evitar ataque de fungos ou doenças.

  15. Maria de Fatima Barros disse:

    oii boa madrugada gente, ótimas dicas, só queria saber pq a minha mini roseira as rosas dela mudam de cor…obg pela atenção

  16. Maria de Fatima Barros disse:

    oii boa madrugada gente, ótimas dicas, só queria saber pq a minha mini roseira as rosas dela mudam de cor…obg pela atenção…um xero como mando fotos

    • Graci disse:

      OLá Maria

      As minhas mini rosas mudam de tom conforme vão florindo, mas não mudam de cor. Elas podem ficar mais claras ou mais escuras, isso é natural, no mesmo pé ter rosas mais claras e mais escuras.

      A única forma que conhece que fazem as rosas mudarem de cor é com enxerto.

      Para mandar fotos, você clica no quadradinho do lado direito acima da janela do comentário e siga as instruções.

      Grata pelo comentário e volte sempre.

  17. cilene disse:

    ola

     

    tenho uma mini rosa a 2 anos. ela esta toda florida mas todas as folhas cairam , isso é um problema?

     

    o que eu faço?  nao quero que ela mora ….

     

    • Graci disse:

      Olá Cilene

      Normalmente no inverno as folhas das roseiras costumam cair. 

      Verifique se está faltando luz ou se a água está drenando bem, dois fatores que podem fazer as folhas das mini rosas cairem.

      Volte sempre e curta-nos.

  18. Juliana disse:

    Olá, Adoro rosas, e estou apaixonado pelas Mini rosas, comprei dois Vasas de míni rosas para plantar, jardim mais elas murcharam, no vasso será vão pegar no jardim?

    • Graci disse:

      Olá Juliana

      regue bem delas, espere elas voltarem a força e depois plante-as  no jardim. Cuide mais de perto depois de replantá-las no jardim, principalmente nos primeiros dias, regando quando necessário, seguindo as orientaçõe da matéria sobre mini rosas.

  19. jo ribeiro disse:

    Gostei muito. Vou fazer meu jardim jardim com mini rosas.

  20. Minha Mini Rosa já está bem florida e adequada ao vaso, mas queria trocar ela de vaso tem como fazer a mudança sem que ela morra?

    • Graci disse:

      Olá Bianca

      Tem como mudar de vaso sim, espere uma época que esteja menos florida ou sem flor para mudar e procure não afetar as raízes neste transporte, mantendo o torrão principal.

  21. Bom dia, meu nome é Wilson, gosto muito de mini rosas, mas tem sido uma grande frustração por que sempre que eu compro, não demora muito ela ressecam e morrem. Gostaria de sua ajuda para cuidar melhor delas.

    Obrigado

    • Graci disse:

      OLá Wilson

      Mantenha a terra úmida da roseira, se necessário mude-a para um vaso maior.

      Siga as dicas da matéria do EssaseOutras, sobre como cultivar mini rosa, se a planta estiver sadia, com certeza vai ficar forte e florescer muito.

  22. Lacerda disse:

    excelentes dicas!!

     

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.