Informação

Mobilidade Urbana – Transporte Público, Alternativas e Sugestões

Mobilidade Urbana – Transporte Público, Alternativas e Sugestões

mobilidade-urbana-sugestõesA expansão das cidades trouxe aos moradores dos grandes centros urbanos uma série de vantagens, mas trouxe também problemas e consequências de um processo de urbanização ainda recente e mal planejado. Isso porque embora cidades como São Paulo e Rio de Janeiro usufruam uma economia dinâmica e com grande variedade no setor de serviços, algumas deficiências infraestruturais restringem o seu crescimento e dificultam a vida da população.

O fato é que, se por um lado é conhecida a importância do sistema de transporte público em áreas com grande circulação de pessoas, por outro o Brasil possui uma tradição de valorização do automóvel que, estimulada pelo governo ou pelas montadoras de carros, faz do trânsito um problema crônico dos grandes centros.

Assim, aquelas pessoas que buscam uma alternativa às enormes filas de carros nas rodovias e estradas, são obrigadas a se submeter a um transporte público que não oferece o mínimo de conforto ou qualidade a seus usuários, o que só serve para desencorajar a substituição do transporte individual pelo coletivo, e agravar o problema de mobilidade urbana.

Talvez uma solução para a questão da rede de transportes nas grandes cidades seja o investimento na ampliação de linhas de trem e metrô e dos corredores de ônibus, além de medidas que incentivem a população a trocar o carro particular pelo transporte de massas, como a redução das passagens e o aumento da qualidade do serviço.

 São essas ações que, somadas a uma política pública que se desvincule dos interesses de empresas privadas e atenda ao interesse popular, podem tornar o transporte público muito mais atrativo, contribuindo para o deslocamento eficiente da população e a construção de cidades mais sustentáveis.  

Escreva seu comentário sobre a matéria da mobilidade urbana. O que você sugere como boa alternativa de mobilidade urbana? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.