Scroll Top

Resumos

Modelo Atômico de Borh – Resumo de Química

Modelo Atômico de Borh  – Resumo de Química

O MODELO ATÔMICO DE BOHR

Em 1911, Ernest Rutherford, baseando-se na célebre experiência do espalhamento de partículas alfa por uma fina lâmina de ouro, propôs um modelo planetário para o átomo.

Esse modelo foi combatido na época, pois a Física sabia que uma partícula carregada, quando em movimento acelerado, libera energia.

O elétron, sendo uma partícula com carga negativa girando ao redor do núcleo, deveria perder energia e acabaria por cair no núcleo.

Com 28 anos, Niels Bohr resolveu a questão. Esse físico dinamarquês propôs um modelo atômico em que aplicava conceitos da Teoria Quântica, mostrando que a Mecânica de Newton não era conveniente para o estudo do comportamento de elétrons.

Ele afirmou que um elétron não assumiria qualquer valor de energia, mas determinados valores correspondentes às diversas órbitas permitidas; assim, teria determinados níveis de energias. E quando um elétron recebesse energia suficiente, saltaria para uma órbita mais energética. Além disso, se o elétron retornasse para uma órbita menos energética, o elétron perderia a diferença de energia correspondente, na forma de ondas eletromagnéticas.

modelo-atômico-ondas-eletromagnéticas-

A teoria de Bohr complementava a teoria atômica de Rutherford, que dizia que um átomo teria um núcleo positivo e os elétrons negativos girariam ao redor do núcleo.

Modelo Atômico – Eletrosfera – Distribuição Eletrônica

Os elétrons se distribuem em camadas (níveis de energia ao redor do núcleo. Essas camadas são representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q.

Os elétrons de um átomo apresentam diferentes quantidades de energia e a sua distribuição pelas camadas depende dessa quantidade de energia.

Em cada camada (nível de energia) existe um número máximo de elétrons determinados experimentalmente.

Em cada nível de energia, os elétrons se distribuem em subníveis (subcamadas) que são representados pelas letras s, p, d, f. O número máximo de elétrons existentes em cada subnível é, respectivamente, igual a 2, 6, 10 e 14.

O número de subníveis existentes em cada nível depende do número de elétrons existentes no nível. Assim, no nível 1 (n = 1), camada K, existem 2e. Logo, nesse nível só existe o subnível s, e sua representação é 1s.

Já no segundo nível (n = 2) são permitidos 8 e. Logo, nesse nível existem o subnível s (2 e) e o subnível p (6 e), e suas representações são 2s e 2p.

Linus Pauling elaborou um diagrama ordenando os subníveis de energia em ordem crescente de energia, o que permitia fazer a distribuição eletrônica para os átomos. Além disso, a distribuição eletrônica pelo diagrama também nos indica o número de elétrons presentes em cada nível (camada).

modelo-atômico-diagrama-de-linus-pauling-

Sendo o escândio (Scà Z = 21), temos a seguinte distribuição eletrônica:

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d1

Note que o subnível 4s2 aparece antes do 3d1, de acordo com a ordem crescente de energia. No entanto, esta distribuição pode ser feita ordenando-se os subníveis existentes por nível. Assim, obteremos a chamada ordem de distância ou ordem geométrica.

1s2 2s2 2p6 3s2 3p63d14s2

Observe que na ordem geométrica o último subnível (mais externo) é o 4s2, sendo que este subnível é o que indica o nível de valência (camada de valência) do átomo.

O subnível mais externo nem sempre é o mais energético.

Modelo Atômico – Distribuição Eletrônica de íons

Os íons se formam quando um átomo “perde” ou “ganha” elétrons, e isso ocorre inicialmente com os elétrons da camada de valência (mais externa).

  • Cátions (íons positivos) – quando um átomo perde elétrons, irá originar um cátion.

Sódio (Na) 1s 2s2 2p 3s1 à perde 1eà1s 2s2 2p6(Na+)

  • Ânions (íons negativos) – quando um átomo ganha elétrons, irá originar um ânion.

Oxigênio (O) 1s 2s2 2p4 à ganha 2eà1s 2s2 2p6(O2-)

Escreva seu comentário do resumo de química sobre modelo atômico.

Fonte – Coleção Anglo – 3. e.d. – 2010

Assuntos do Artigo:
  • modelo atomico de broh resumo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Modelo Atômico de Borh – Resumo de Química!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: