Notícias

Morre Canadense Ralph Steinman 3 Dias Antes do Prêmio Nobel de Medicina

 

Foto G1.

 

……….O canadense Ralph Steinmain, um dos ganhadores do prêmio Nobel de medicina de 2011, morreu nesta sexta-feira, 30/09/2011, três dias antes do anúncio da premiação. Confirmada pela Iniversidade Rockefeller, nos Estados Unidos onde lecionava, Ralph Steinman morre aos 68 anos, vítima de câncer no pâncreas.

……….“A Universidade Rockefeller está encantada que a Fundação Nobel reconheceu Ralph Steinman por suas descobertas essenciais sobre as respostas imunes do organismo”, afirmou em nota o reitor Marc Tessier-Lavigne. “Mas a notícia vem com um sabor amargo, uma vez que descobrimos esta manhã pela família de Ralph que ele faleceu há poucos dias após uma longa batalha contra o câncer. Nossos sentimentos estão com a esposa, filhos e família de Ralph”.

……….A escolha será mantida pelo fato do vencedor morrer entre a decisão e a premiação. Pelas regras do Nobel, não são permitidas nomeações póstumas.

……….“Acabamos de receber a informação. O que podemos fazer agora é apenas lamentar que ele não pôde ter essa alegria”, disse o presidente do comitê do Nobel, Goeran Hansson, que afirmou que o grupo não sabia da morte de Ralph Steinmain na hora do anúncio da escolha do Nobel de medicina de 2011. Discute-se como será feita a entrega do prêmio após a morte do pesquisador.

……….“É com grande tristeza que o Comitê do Nobel no Instituto Karolinska descobre que o professor Ralph Steinman, um dos três laureados deste ano em Fisiologia ou Medicina, faleceu em 30 de setembro. A notícia foi passada pelo reitor da Universidade Rockefeller, onde o professor Steinman trabalhava, às 14h30 [horário da Europa  — 9h30 em Brasília], de segunda-feira, 3 de outubro de 2011, após a decisão e o anúncio do prêmio deste ano. Nossos pensamentos estão com a família e os colegas de Ralph Steinman” comenta re´resentantes do Instituto Karolinska.

……….O importante trabalho de Steinman foi a causa de ele ser lembrado no prêmio Nobel. Steinman estudou a segunda etapa da defesa do organismo a ameaças. Em 1973, ele descobriu um tipo de célula chamada de “dendrítica”. A presença dessas células faz os linfócitos T – células importantes na defesa do corpo – trabalharem.

……….Os linfócitos T são as mesmas células atacadas pelo vírus causador da Aids. Quando não funcionam, o corpo das pessoas fica frágil contra doenças oportunistas como a pneumonia e a gripe.
………. Alexis, filha de Ralph Steinman, se pronunciou em nota da universidade. “Estamos tocados que os muitos anos de trabalho duro de nosso pai estão sendo reconhecidos com um prêmio Nobel. Ele dedicou sua vida ao seu trabalho e à sua família e ele estaria realmente honrado”.

 

 

……….Deixe seu comentário.

……….Fonte – G1.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.