Celebridades Música

Morre Cantor Wando aos 66 Anos 08/02/2012-Veja Biografia, Fotos e Vídeos

.

.

…………….Morre hoje, 08/02/2012 o cantor Wando, aos 66 anos de idade, de parada cardíaca, após vários dias lutando contra a doença no coração.

…………..Internado com problema cardíaco grave desde o dia 27 de janeiro de 2012. Wando passou por cirurgia no hospital Biocor, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, e ficou no Centro de  Terapia Intensiva (CTI).

……………Após vários dias lutando contra a doença cardíaca, Vanderley Alves dos Reis morre hoje, dia 08/02/2012.

…………..Com mais de 10 milhões de disco vendidos, Wando é um grande cantor. Nascido em em 2 de outubro de 1945 – no arraial chamado Bom Jardim em Minas Gerais, fazenda de seus avós. Registrado em Cajuri, MG, ainda criança mudou-se para Juiz de Fora, MG, onde estudou o curso primário. Mais tarde, mudou-se para Volta Redonda RJ e trabalhou de entregador de leite, de feirante, de vendedor jornal e motorista de caminhão em estradas. Neste período da sua vida, interessou-se pela música, e estudou violão clássico.

……………Wando disse que:“E aí eu descobri que não era legal o violão clássico para o que eu queria: eu queria tocar pras moças, né?”, afirma. “O violão clássico é bacana, mas elas, acho que ficavam um pouquinho entediadas. Descobri que eu tinha que fazer umas canções de amor. Comecei a sentir que era legal, que a música socialmente com a parte feminina dava muito certo, me apaixonei por aquele negócio.”

……………Quando o cantor deixou a profissão de feirante, mudou-se para Congonhas, MG. Iniciando sua carreira musical, começou a “viver de música”, como integrante de um conjunto chamado “Escaravelhos” – “escaravelho pra quem não sabe, é um besouro, a mesma coisa que Beatles”. Cinco anos mais tarde, decidiu tentar a sorte no “eixo Rio de Janeiro – São Paulo”. Frustrada a passagem pelo Rio, chegou a São Paulo, onde teve gravado seu primeiro sucesso, na voz de Jair Rodrigues. A composição, “O importante é ser fevereiro”, teria sido “uma música muito tocada no carnaval de 1974”, fala Wando.

……………A música  faz parte do disco de estreia de Wando, “Gloria a Deus e samba na Terra” (1973). Segundo Wando, aquele trabalho seguia a linha “do formato do Caetano Veloso, do Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil”. A guinada em direção ao repertório romântico foi simbolizada pela música “Moça”, do disco seguinte, “Wando” (1975). Para alegria das fãs, Wando justifica suas canções romântica por que: “Cantando na noite em São Paulo, eu descobri que a parte feminina adorava quando eu tocava música romântica.”

…………..Durante a década seguinte, Wando consolidaria a reputação, como ele mesmo lista, de “obsceno, o cara da maçã, o cara da calcinha”. É desse período, quando o cantor já vivia no Rio de Janeiro, sua música mais conhecida, “Fogo e paixão”, do disco “O mundo romântico de Wando” (1988), o 14º da carreira, segundo a contagem do site oficial. Ele foi precedido por trabalhos como “Gosto de maçã” (1978), “Gazela” (1979), “Fantasia noturna” (1982), “Vulgar e comum é não morrer de amor” (1985) e “Ui – Wando paixão” (1986). Na sequência, viriam, dentre outros, “Obsceno” (1988), “Depois da cama” (1992) e “O ponto G da história” (1996).

…………..Entre álbuns de estúdio e registros ao vivo, o site de Wando conta no total 28 trabalhos. O cantor acreditava ter vendido dez milhões de discos – “até na época que a gente contava”. “Depois [houve] a história da pirataria, que acabou me fazendo muito mais popular. Eu acho que a pirataria é ruim para um lado, para o lado compositor, mas para o lado intérprete, o cara que faz show, eu acho que ela favoreceu muito.”

……………Em 2007, numa entrevista à Agência Estado, o cantor Wando falou sobre  sua imagem de “sedutor”: “Na verdade, eu sou como um ator. Até porque eu estaria morto hoje se fosse mesmo assim. Isso é um personagem, naturalmente. É normal que as pessoas pensem que eu sou desse jeito, mas não deixo que as pessoas alimentem muito essa imagem”. Sobre a fama de brega, ele respondeu que incomodou e seguia incomodando. “Quando as pessoas falam de brega, sempre se referem a uma coisa ruim. Então eu brigo por isso. Agora, eles até quiseram colocar o brega como uma coisa bacana, mas eu acho que é uma forma de pedir desculpa, e isso é mau. Se for ver, você tem que chamar o Chico Buarque de brega, a Maria Bethânia, o Caetano Veloso, o Gilberto Gil. Eles gravaram as músicas que a gente grava. Eles gravam melhor? Não. Isso foi uma coisa cruel que eles fizeram.”

……………Comentou também a música “Emoções”, gravada em 1978, que ele dizia versar sobre a relação entre dois homens: “Fiz isso porque acho que o relacionamento masculino é uma coisa válida. Não por ter aderido, mas porque eu tenho amigos que vivem esse tipo de coisa”.

……………Nos últimos tempos, Wando vinha sendo lembrado devido documentário “Vou rifar meu coração”, de Ana Rieper, que vem frequentando o circuito dos principais festivais de cinema do país desde alguns meses atrás. Há pouco tempo, teve boa recepção na Mostra de Cinema de Tiradentes, encerrada no último dia 28. O filme se refere à música chamada “brega”, trazendo depoimentos de cantores como Amado Batista, Nelson Ned, Agnaldo Timóteo, Peninha, além de Wando e de ouvintes que contam suas histórias com obras do “gênero”.

……………Wando ficou famoso pelas suas composições de teor romântico e erótico. Sua marca registrada era a calcinha. Em depoimento disponível em seu site oficial, Wando conta como tudo começou, explicando que a peça foi uma espécie de fonte de inspiração para seu álbum “Tenda dos prazeres” (1990). “Uma calcinha de cabeça pra baixo, ela vira uma tenda, não é? Aí, coloquei uma calcinha na capa do disco, e essa coisa fez tanto sucesso, que até hoje eu não consigo tirar do show. Eu distribuo calcinhas e recebo, tenho uma coleção muito grande, de todas as formas, jeito, cores e tamanhos.”

……………A música de Wando foi considerada música brega romântica. Segundo o crítico musical Antônio Carlos Miguel, o cantor Wando, antecipou o movimento do pagode romântico dos anos 90. Suas heranças eram a Jovem Guarda e o samba, e dessa mistura nasceu seu estilo, que fez escola. “Wando tinha personalidade. Junto a Agepê, Benito de Paula e Altair Veloso, investiu num tipo de samba quando o ritmo não estava em alta no país”.

……………“Apesar das letras apelativas, seu timbre de voz era bonito e as canções eram fortes, com melodias que grudavam na cabeça. Com o tempo, o brega virou cult”, explicou o crítico musical Antônio Carlos Miguel.

……………Veja abaixo vídeo de música de Wando.

.

http://www.youtube.com/watch?v=DIogHEG9dgI&feature=related

.

……………Qual música do Wando você mais gosta??? Deixe aqui seu comentário sobre o cantor.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.