Scroll Top

Livros e Literatura

Morre Gore Vidal: Escritor Norte Americano 01/08/12, Foto, Vida, Obras

Morre nesta terça-feira, 01/08/2012, o escritor  norte-americano Gore Vidal, aos 86 anos, de complicações de pneumonia em sua residência em Hollywood Hills, Los Angeles, Califórnia, EUA,  afirma seu sobrinho Burr Steers.

Grande escritor, dramaturgo, ensaísta, guionista e ativista político, nasceu no Condato de Orange  em 3 de outubro de 1925, filho de um pioneiro da aviação norte-americana e foi criado em Washigton.

Gore Vidal era primo do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore e meio-irmão da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy. Seu pai trabalhou para o governo Roosevelt e seu avô foi o senador T. P. Gore.

Gore Vidal nasceu na Academia Militar de West Point e foi criado em Washington, D.C.. Estudou na Universidade de Nova Hampshire. Sua vida literária teve início na adolescência, onde escrevia contos e poemas. Gore Vidal residiu muitos anos em Ravello, na Itália.

Seu primeiro livro publicado foi um romance de guerra “Williwav”,  escrito a bordo de um navio em Alaskan Harbor Detachment, quando servia às Forças Armadas no período da Segunda Guerra Mundial, aos 19 anos. Entre tantas obras, Gore Vidal  escreveu sucessos da Broadway, roteiros e dramas para a televisão. Fez também aparições em filmes, onde interpretava a si mesmo, como por exemlo em “Roma de Fellini”.

Devido críticar a postura belicists adotadas por governantes norte-americanos, Gore Vidal passou a sofrer perseguições por parte de conservadores liderados pelo senador McCarthy nos anos 50. Em sua obras em geral, Gore Vidal costumava fazer comentários ásperos sobre sexo, política e a cultura americana.

Vidal escreveu livros e artigos para periódicos do mundo inteiro. Escreveu 25 romances, entre eles, obras históricas como  “Lincoln” e “Burr” e sátiras como “Myra Breckinridge” e “Duluth”. Seus livros mais famosos são “À procura de um rei”, “O julgamento de Paris” e “A era dourada”.

Nomes importantes como Anais Nin, Tennessee Williams, Christopher Isherwood, Orson Welles, Truman Capote, Frank Sinatra, Jack Kerouac, Marlon Brando, Paul Newman, Joanne Woodward, Eleanor Roosevelt e a família Kennedys, entre outras celebridades passaram por sua avaliação, onde elogiou, criticou ou fez piadas.

Em 1948,  seu romance “A cidade e o Pilar” causou escândalo graças a sua representação imparcial da homossexualidade. A obra foi dedicada a “J.T.”, que mais tarde Gore Vidal revelou ser as iniciais do seu apaixonado dos tempos de St. Albans, James “Jimmy” Trimble III, que morreu durante combate na batalha de Iwo Jima em 1 de março de 1945,  segundo Vidal seu único e verdadeiro amor.

Escreva aqui um comnetário  ou homenagem ao grande escritor Gore Vidal.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Morre Gore Vidal: Escritor Norte Americano 01/08/12, Foto, Vida, Obras!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: