Scroll Top

História da Música

Movimento Tropicalista, Importância Festivais MPB, Formação Divulgação

Movimento Tropicalista

O movimento conhecido como Tropicália aconteceu na MPB entre 1967 até 1969, indo até os meados de 1972.

Foi um movimento cultural, uma mistura de manifestações tradicionais da cultura brasileira e uma inovação estética radical. Foi um movimento que tinha alguma relação com o movimento antropofágico em que buscava absorver a cultura de fora e após mesclar com a cultura popular, desprezar o que sobrou e que era considerado de mau gosto. Uma maneira de diversificar, variando a cultura estética, popular e erudita, promover experimentações e inovações estéticas na música, criar um novo produto artístico.

 Tropicália foi a união de vários ramos da arte. A música do tropicalismo era com mistura e elementos temáticos, que tratava muito da liberdade, trazendo uma visão crítica.

O tropicalismo ampliou a linguagem musical resultando em humor e anarquismo. Ao invés de ler poesia, via-se, uma comunicação visual.

Foi uma mistura de manifestações tradicionais da cultura brasileira e uma inovação estética radical, a canção era um meio de protestar. Nas apresentações usavam-se roupas psicodélicas ao invés de terninhos como antes.

Foi no contexto dos festivais de Música Popular Brasileira que nasceu o tropicalismo. Caetano Veloso com a música “Alegria Alegria” e Gilberto Gil com “Domingo no Parque“, com guitarras elétricas que definiram o tropicalismo.

O festival do ano seguinte já foi considerado tropicalista. Nos festivais aconteceu a união de artistas e o momento de definição da Tropicália.

O Tropicalismo trouxe uma transformação da música como um todo, ampliando a linguagem musical, renovando a letra de música, um movimento de ruptura, de mudança de comportamento desde cabelos longos, roupas escandalosas e coloridas, até de moral.

 Gostou da matéria sobre o Movimento Tropicalista??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • a importancia do radio e televisao para o tropicalismo
  • tropicalismo importancia do movimento para a cultura brasileira

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Movimento Tropicalista, Importância Festivais MPB, Formação Divulgação!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: