Scroll Top

Música

Mozart – História do Gênio da Música do Período Clássico

 Mozart Gênio da Música clássica

História de Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart, um gênio do período Clássico, Nasceu em Salzburgo, Àustria, em 27 de janeiro de 1756.

 Filho caçula dos musicistas Anna Maria Pertl e Leopold Mozart, iniciou seu aprendizado musical aos 4 anos com seus pais que o considerava um milagre divino. Com 5 anos Mozart fazia apresentações para a realeza, impressionando-os com seu talento precoce.

Seu pai, músico experiente e violinista afamado, abandonou sua profissão para se dedicar à educação musical de Mozart e sua irmã Maria Anna (Nannerl). Desprezando o talento da filha, Leopold dedicou sua vida à Mozart, levando-o desde pequeno a fazer longas viagens para apresentações, "explorando-o", visando o lucro que poderia ter.

Em 1761, fez sua primeira aparição como menino prodígio em Salzburgo, em 1762 foi para Munique onde tocou para o eleitor de Baviera, depois foi para Viena e muitas outras cidades, tocando para vários nobres e mais de uma vez para a imperatriz Maria Tereza. Constam os registros que quem o assistia, o achava extraordinário, e também uma criança espirituosa, cheia de charme e animada. Tocava como um adulto, improvisava em vários estilos, acompanhava em vários estilos, acompanhava à primeira vista, sendo sua música considerada correta e adequada. Durante essas viagens, Mozart adoeceu algumas vezes.

Aos 12 anos, já era um grande compositor, e na adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo. Nestas apresentações Mozart recebia sempre bons presentes e grandes soma em dinheiro.

Mozart compôs sonatas para cravo e violino, variações para cravo, sinfonias, obras vocais, oratório coletivo, comédia Apollo et Hyacinthus, paixão de cristo (a qual teve que escrever fechado em uma sala sozinho para provar ao príncipe-arcebispo que as composições eram mesmo dele), arranjos de sonatas de outros autores na forma de concertos, óperas e muitos mais.

Manuscrito de Mozart

história-de-mozart-gênio-da-música-clássica-

Devido as viagens contínuas perdeu o emprego, e  então em 23 de setembro de 1777 saiu em viagem com a mãe, sem a companhia do pai, tentando empregos em várias cortes sem conseguir.

Em Nannheim, apaixonou-se por Aloysia Weber, uma cantora que intencionou levá-la á Itália, tornando-a uma diva, mas o romance não frutificou. Neste período as correspondência de seu pai demonstravam uma certa preocupação com o comportamento do filho e tentava incentivá-lo a bajular os poderosos, quem deveria procurar, e deixando claro a incapacidade do filho de se arranjar sozinho.

Mozart suspeitava de intrigas contra ele o que deteriorou sua amizades, reclamava do mal gosto dos franceses e recusou o único emprego que conseguiu, que era o de organista em Versalhes. Piorando a situação sua mãe adoeceu e veio a falecer em 3 de julho de 1778.

Voltou a Salzburgo atrasado por ter feito o trajeto de volta por Alemanha para a preocupação de seu pai que temia pela perda da oferta de redmição que Mozart tinha recebido da corte, com um salário maior e com direito a viagens. Só chegou em Salzburgo em janeiro, com as finanças arruinadas e as relações com o pai estremecidas. Foi readmitido na corte como organista, onde deveria também compor e dar aulas aos meninos do coro. Neste período escreveu novas obras.

Nova crise no emprego o fez perder a função. Voltou então a Nannheim e começou um relacionamento com Constanza, irmã de Aloysia, seu grande amor. Casou-se com Constanza Weber com quem teve 2 filhos.

Em 1786 compôs sua primeira Ópera, As Bodas de Fígaro. Em 1789 escreve Cosi Fan Tutte. Apesar dos sucessos de suas obras Mozart enfrenta problemas financeiros no final da década de 1780, e também problemas de saúde. Durante toda sua vida, fala-se que Mozart foi explorado por seu pai, por pessoas que se diziam seus amigos e até ao por sua esposa.

Em 1791 compôs sua duas últimas obras, A Clemencia de Tito e A Flauta Mágica.

Mozart morreu com apenas 35 anos de idade, e até hoje se tem dúvidas da causa de sua morte.

Escreva seu comentário sobre nossa matéria.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Mozart – História do Gênio da Música do Período Clássico!


2 Comentários

  1. aaamaaamos essa edição achamos mto sexy 😀
    nao paramos de ler ;]

  2. Carolina e Gabriele :
    aaamaaamos essa edição achamos mto sexy
    nao paramos de ler ;]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: