Música

Musicografia Braille:Sinais Básicos, Braille, Vídeos, Educação Músical

Musicografia Braille:Sinais Básicos, Braille, Vídeos, Educação Músical

 Sistema Braille é a forma de leitura usada internacionalmente por cegos através do tato, criado em 1825 na França, por Louis Braille, que aos três anos, ferindo o olho esquerdo na oficina do pai com uma ferramenta pontiaguda, perdeu a visão após uma infecção que se alastrou para o olho direito.

O Sistema Braille foi adotado no Brasil a partir de 1854, trazido de Paris pelo jovem cego José Álvares de Azevedo.

O Sistema Braille, consiste por seis pontos em relevo, distribuídos em duas colunas verticais, sendo três pontos à esquerda e três pontos à direita, que podem formar 63 combinações, para representar símbolos matemáticos, fonéticos, literais, químicos, informáticos e MUSICAIS.

Musicografia Braille

.Musicografia Braille é a forma de escrita utilizada mundialmente pelos cegos, baseada no Sistema Braille, que tem como objetivo de facilitar o acesso de músicos cegos ou de baixa visão à partituras musicais.artituras musicais.

Dependendo do contexto inserido, o mesmo sinal pode  representar informações diferentes. Cada sinal (sinal simples) pode ser combinado com outro sinal, podendo resultar na combinação de até 4 sinais diferentes (sinais compostos).

Na musicografia Braille ou música Braille não existe a pauta ou pentagrama musical, todas as informações de uma partitura musical são escritas numa linha horizontal, uma após a outra. Com esta forma de escrita pode-se escrever música antiga, moderna, popular, para todas as formações instrumentais e vocais.

Notas musicais na Musicografia Braille

Confira abaixo vídeo com algumas informações da musicografia Braille com a educadora musical Isabel Bertevelli, com que tive a honra de cursar Musicografia Braille na minha graduação em Licenciatura Musical na FacFito. Estas dicas podem ser usados para adquirir informações sobre a Musicografia Braille e usar na iniciação musical para pessoas com deficiência visual.

 

Gostou da matéria sobre Musicografia Braille? Deixe aqui no blog Essas e Outras seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • fudamento da musicografia em braille
  • musicografia
  • musicografia braille
  • notamusical braille
  • www musicografia

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.