navio torpedeado Navio Brasileiro Torpedeado Por um Submarino Alemão na Primeira Guerra 

Navio Brasileiro torpedeado na primeira guerra mundial.

No dia 05/04/1917, um dos maiores navios da frota Mercante brasileira, o Paraná, com 4.466 toneladas, carregando café, foi torpedeado por um submarino Alemão na costa Francesa. Três tripulantes morreram. Os agressores ainda dispararam cinco tiros de canhão contra os náufragos.

A participação do Brasil na primeira guerra mundial foi inevitável. Nos primeiros três anos de guerra, o Brasil esteve neutro, mas o ataque em cinco de abril de 1917, do submarino Alemão ao navio brasileiro, o vapor Paraná da Marinha Mercante carregado de café, que aconteceu próximo ao litoral francês, deixando três brasileiros mortos, e em 20 de março, o Tijuca, um outro navio brasileiro, torpedeado por um submarino Alemão enquanto navegava em águas francesas puseram o Brasil dentro da guerra definitivamente. Em 1 de junho de 1917 o Brasil declarou guerra aos países da Tríplice aliança (Alemanha e Império Austro-Húngaro).

navio torpedeado 1 Navio Brasileiro Torpedeado Por um Submarino Alemão na Primeira Guerra

A participação brasileira na primeira guerra se deu enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entende (Reino Unido, Estados unidos, Rússia e França). Participou também com missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, com embarcações militares. Por não ter enviado soldados para os campos de batalha na Europa, nenhum militar Brasileiro foi morto durante o conflito armado mundial.

Num período que foi de 1914 a 1918, a primeira guerra mundial trouxe benefícios para a economia brasileira. Nesses quatro anos de guerra, os países Europeus que estavam envolvidos no conflito se dedicaram a fabricação de armamentos e equipamentos para soldados, deixando o Brasil sem opção para importar produtos manufaturados da Europa. Com isso os poderosos cafeicultores brasileiros aproveitaram para investir o capital acumulado nas indústrias, o que favoreceu o crescimento industrial brasileiro. Matérias primas brasileiras, principalmente a borracha, e produtos agrícolas como cacau, café e açúcar, foram exportadas para os países em guerra, rendendo lucros ao Brasil.

Gostou?? Comente.