Notícias

Nkosazana Dlamini Zuma, 1ª Presidente da Comissão da União Africana

Felizmente o mundo parece um lugar menos hostil para a mulheres do século XXI, mesmo em países asiáticos e africanos. Mesmo com as histórias chocantes de Violência à Mulher registrados no Oriente Médio, o mundo acaba de ganhar a Primeira Presidente da Comissão da União Africana (UA). É bem verdade que para isso foi necessária muita discussão, até mesmo o mandato do dirigente anterior foi aumentado.

Nkosazana Dlamini Zuma é a ministra do Interior da África do Sul. Ela venceu o atual presidente, o gabonês Jean Ping, após quatro rodadas de votação onde conquistou 37 votos. O órgão sofreu uma divisão no início do ano ficando de um lado Ping com os países de língua francesa e do outro Zuma com os países de língua inglesa.

A nova presidente terá a missão de reunir os dois grupos e acalmar os ânimos dos representantes da UA que pretendem enviar mais tropas para o confronto armado entre rebeldes e o exército do Congo. O conflito obrigou milhares de habitantes a se refugiarem em países adjascentes.
Isso se não bastassem todos os problemas políticos e péssimos indicativos sociais do continente que precisam ser resolvidos para o cumprimento das Metas do Milênio. São muitas as coisas as serem feitas, mas uma coisa é certa: nada pode ser tão difícil para uma mulher que conseguiu vencer os preconceitos de um dos países com as maiores dificuldades do mundo.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.