Scroll Top

Educação

Normas ABNT para Trabalho Acadêmico TCC, Monografia, Regras Formatação

Confira tudo sobre as normas ABNT para trabalho acadêmico 

Exemplo de TCC com regras de formatação, monografia.

Confira aqui no blog Essas e Outras as mais recentes normas ABNT para serem usadas em trabalhos acadêmicos e monografias. Tudo sobre as normas ABNT, como fazer para seguir as regras. Veja exemplo de TCC com guia completo de consulta das normas da ABNT para ser usado em seus trabalhos acadêmicos e TCC com apresentações.

TCC-dicas-normas-abnt-como-fazer-monografia-O que é Monografia? Monografia é um trabalho escrito sobre um único tema escolhido e pesquisado, um estudo científico que deve ser apresentado ao professor ou público. Uma monografia pode ser em nível de trabalho acadêmico, onde são apresentados ao professor durante o curso em diversas disciplinas, ou em nível de Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC.

Um TCC é um trabalho de maior extensão, feito no final do curso, onde se busca em diversas fontes confiáveis, dados sobre um só tema, no qual deve-se ter um prévio conhecimento  ou afinidade, cheguando a uma síntese ou conclusão de análises. O TCC deve ser feito sobre a coordenação de um professor orientador e ser apresentado ao final do curso a uma banca examinadora que o aprovará ou não.

TCC é parte importante da formação intelectual do aluno universitário e pode contribuir para o avanço do conhecimento científico, com propostas de novas alternativas de ação nas diversas áreas da educação.

Para que um bom Trabalho de Conclusão de Curso seja feito, deve-se ter um tempo hábil de no mínimo um ano, onde o aluno vai definir o tema, e buscar o máximo de informações possível.

Para se fazer uma monografia, seja um trabalho acadêmico ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), deve-se seguir regras e normas ABNT ou Vancouver. Falaremos aqui sobre as normas ABNT na construção e formulação de um trabalho científico.

Normas ABNT

As normas metodológicas da ABNT (Associação Brasileira de Norma Técnica) na construção de um trabalho acadêmico  determina que a estrutura de um  trabalho acadêmico deve ser composto de três elementos:

  • Elementos pré-textuais – capa inicial (obrigatória), lombada (opcional), folha de rosto (obrigatória), errata (opcional), folha de aprovação (obrigatória), dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo em lingua vernácula (obrigatório), resumo em lingua estrangeira (obrigatório), lista de ilustrações,  de tabelas,  de abreviaturas, siglas e de símbolos (opcionais) e sumário (obrigatório).
  • Elementos textuais – introdução, desenvolvimento e conclusão (todos obrigatórios).
  • Elementos pós-textuais – referências (obrigatória), glossário, apêndice (s), anexo (s), índice (s) (opcionais) e capa final (recomendada).

Confira abaixo exemplo de TCC dentro das normas ABNT da Unesc. Para ver exemplo de como fazer um TCC passo a passo, dentro das normas ABNT   CLIQUE AQUI.

 Gostou das dicas de como fazer um trabalho científico dentro das normas ABNT? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • artigo academico tcc regras

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Normas ABNT para Trabalho Acadêmico TCC, Monografia, Regras Formatação!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: