Educação

Novo Ensino Médio: O que Muda, Como Funciona, Cursos Técnicos

Novo Ensino Médio: O que Muda, Como Funciona, Cursos Técnicos

Recentemente passou a ser divulgada uma verdadeira reforma da educação pública brasileira, com a criação de um Novo Ensino Médio. A verdade é que muita gente ficou sem entender o porquê das mudanças e o que de fato ficará diferente a partir dos próximos anos. Pensando nisso nós preparamos este post com tudo o que você precisa saber, confira:

Novo Ensino Médio Brasileiro

A proposta é que nos próximos dois anos sejam investidos cerca de um bilhão e meio de reais para a reformulação do ensino médio brasileiro. As escolas serão convertidas em escolas de tempo integral, com um currículo dividido entre disciplinas obrigatórias e eletivas, como acontece em algumas universidades públicas. 

A mudança começará já no primeiro semestre de 2017, sendo que as escolas que resolverem participar do programa receberão R$ 2 mil por aluno ao ano para que as alterações no ensino possam ser feitas. A grade escolar será definida pela Secretaria da Educação de cada estado brasileiro.

Dentre as principais mudanças no ensino estão:

  • aumento da carga horária: passará de 800 horas para 1400 horas anuais. A ideia é que em 2024 pelo menos 50% das escolas de ensino médio ofereçam aulas em período integral.
  • disciplinas optativas: além das disciplinas fixas obrigatórias, o novo currículo contará também com disciplinas optativas que serão escolhidas pelo aluno, de acordo com o seu gosto e seus planos de futuro profissional.
  • formação técnica: durante o período normal de aulas o aluno terá também formação técnica profissional, com aulas teóricas e práticas.
  • conexão com o ensino superior: os créditos adquiridos durante o ensino médio poderão ser usados no ensino superior, com a eliminação de disciplina que já foram cursadas.

Para mais informações acesse o site: www.brasil.gov.br/educacao/2016/09/entenda-o-novo-ensino-medio

Mas e você, o que achou das informações que nós separamos sobre o Novo Ensino Médio? Você gostou das mudanças? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • novo ensino médio como funciona
  • como funciona o novo ensino médio

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.