Scroll Top

Meio Ambiente Notícias

Novo Sistema de Cobrança que Pode Baratear Conta de Luz -Aneel-Confira

 

 

;………A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, aprovou nesta terça-feira, 22/11/2011, um novo sistema de cobrança  de conta de luz, que tem perpectivas de baratear a tarifa mensal.

……….A cobrança da tarifa será estipulada conforme o horário usado. Será uma opção individual e dependerá do desenvolvimento de “medidores eletrônicos de energia”, que estão em desenvolvimento no país.

……….O novo sistema está previsto para  entrar em vigor dentro de dois anos, segundo informações da Aneel. Os distribuidores irão definir um intervalo de três horas, entre as 17h e 22h, em que o consumo de energia elétrica será mais caro.

……….O plano prevê que o consumidor residencial, após optar pelo sistema, pagará por energia mais barata nos horários de menor demanda. Cada distribuidora de energia, definirá o horário de pico (mais caro), custando cinco vezes mais do que no horário de baixo consumo (Madrugada) e três vezes mais caro que o horário intermediário (restante do dia).

……….Preve-se que o novo sistema será vantajoso para os consumidores que podem usar o horário flexível, alterando seus hábitos de consumo de energia elétrica. É importante resaltar que a conta de luz não ficará mais cara para quem não tem essa flexibilidade.

……….Segundo a nova estrutura tarifária do setor de distribuição aprovada pela Aneel, o horário de pico terá três horas de duração. A faixa intermediária durará duas hora, uma antes e outra após o horário de pico. Os horários de maior e menor demanda serão fixados pelas distribuidoras, mas terão de ser submetidos a audiência pública e aprovados pela Aneel.
……..O novo sistema tarifária será  opcional, com excessão para a cobrança de iluminação pública e para o mercado de baixa renda, com vigência a partir de janeiro de 2014. Em 2013, serão feitas as simulações dos valores das tarifas e os resultados serão divulgados pela Aneel, a fim de que o consumidor saiba se será vantajoso ou não para ele aderir ao novo sistema.

……….Será criado pela Aneel, “bandeiras tarifárias” nas cores verde, amarela e vermelha, para alertar toda a sociedade sobre os custos de geração de energia ao longo do tempo. Quando a Aneel anunciar a “bandeira verde”, isso indicará um cenário de custos baixos para gerar a energia que chega ao consumidor.

……….A “bandeira amarela” representará um sinal de atenção, pois alertará que os custos de geração estão aumentando. A “bandeira vermelha” indicará que uma situação mais grave, na qual, para suprir a demanda, estão sendo acionadas uma grande quantidade de termelétricas para gerar energia, que é uma fonte mais cara do que as usinas hidrelétricas, por exemplo.

……….Esta estratégia fará com que o consumidor saiba se a energia que ele está recebendo em sua casa está mais cara ou mais barata em função da abundância ou falta de chuvas, que afetam diretamente o nível dos reservatórios e, consequentemente, o preço da tarifa, o que hoje, só é sentido pelo consumidor na época do reajuste da tarifa.

……….Você concorda com este novo sistema??? Deixe aqui seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Novo Sistema de Cobrança que Pode Baratear Conta de Luz -Aneel-Confira!


1 Comentário

  1. Jose Bernardo Cinta Fho disse:

    A questão é , como saberemos que a tarifa esta mudando de amarela para vermelho ou vice verso , o cliente vai ter informação da distribuidora antecipadamente para que possamos passar o custo para produção da empresa visto que alguns dos nosso fornecedores estão em outro estado fora de Sao Paulo , com tarifa diferenciada visto que estão próximo da geração.,,

    Afinal isto não é um método de camuflar a inflação ja existente no pais.Visto que quase toda a empresa distribuidora e algumas geradoras ja sao do capital privado e o governo so estam ajudando esta pessoa e não o povo , tem que se analisar outra maneira pois se não a inadimplenciar da empresa energética ficaram critica visto que quase 20% do faturamento já e roubado pela a ligações clandestinas e outras fraudes.
    Não agredito que dara certo mas vamos ver

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: