Saúde e Bem Estar

Novo Tratamento para Artrose – Subcondroplastia – Como é Feito e Benefícios

Novo Tratamento para Artrose 

O que é artrose e causas

Abandonar as muletas e não precisar usar prótese é o sonho de todas as pessoas que sofrem de artrose, que ficam impossibilitadas de praticar exercícios físicos intensos, sofrem ao caminhar e correr nem pensar. Conforme a idade vai passando, a artrose acontece com o desgaste da cartilagem articular, um tecido que reveste o joelho com a função de amenizar o impacto que o joelho tem ao caminharmos, ela protege o contato osso com osso. Outro fatos que pode levar a artrose é o bico de papagaio, uma alteração do osso ou lesão.

São mais de 50% da população após os 40 anos de idade e 70% após os 70 anos que sofrem com artrose, dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia. O sobrepeso, problemas nas articulações, genética, traumas graves, excesso de atividades físicas ou de repetição ou a falta de exercícios físicos feitos de forma correta são fatores que podem levar ao problema nas articulações.

A artrose pode ser de quadril, de joelho, pescoço ou coluna cervical, dedos das mãos, coluna lombar e outras articulações. A dica é manter as articulações fortes com exercícios leves sem forte impacto. A artrose do joelho e a mais comum entre todas e afeta demais a qualidade de vida da pessoa com o problema. O atrito entre os ossos causa uma leve inflamação que gera dor no local.

O uso de antiinflamatórios e corticóides sem orientação médica pode comprometer seriamente os rins. É importante sempre buscar orientação e tratamento de um médico especialista para indicar a melhor reabilitação em cada caso.

no-hc-subcondroplastia-novo-tratamento-para-artrose-inicial

Foto do Jornal da USP

Subcondroplastia

A novidade que chegou ao Brasil e tem feito a diferença para as pessoas que sofrem com artrose, é a subcondroplastia, que resolve o problema sem a necessidade da cirurgia para colocação de prótese, (onde é feita a retirada de parte do joelho é colocado uma prótese de metal) e o uso de muletas.

A subcondroplastia é indicada para tratamento da artrose na fase inicial, num local onde o osso trinca durante o processo da doença.

Como é feita a subcondroplastia

Técnica lançada nos Estados Unidos que já é usada no Brasil. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP já trata pacientes com artrose inicial com a subcondroplastia, um tipo de cirurgia pouco invasiva, sem cortes, que alivia a dor, trata e substitui o osso no local com a lesão com um material sintético a base de fosfato de cálcio que é injetado e absorvido pelo osso que se torna saudável novamente.

É feito uma incisão na região do osso e injetado um produto pastoso que vai tratar a área trincada e dar mais firmeza no local atingido pela artrose. Esta pasta atinge em pouco tempo, em média 24 horas a rigidez de um osso.

O tratamento não é preciso internação e dispensa o uso de muletas, no máximo uma bengala. A melhora acontece em uma semana normalmente e após 6 meses já é possível praticar atividas físicas normais.

Tratamentos paleativos como acupuntura, pilates, hidroterapia, RPG tem funcionado em casos mais leves de artose.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • subcondoplastia

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.