Saúde e Bem Estar

Novo Tratamento para Derrame e AVC Jornal Hoje 26/12/11: Trombolítico

.

.

……………Boa notícia para todos! A partir de 2012 o tratamento de vítimas com derrame vai sofrer mudanças que vão ajudar a salvar muito mais vidas. Isso porque o Ministério da Saúde resolveu implementar novas normas de atendimento como as que já vêm sido aplicadas em Porto Alegre.

……………Para isso o governo vai investir mais de R$ 430 milhões em insfraestrutura, treinamento de pessoal e compra de um medicamento muito especial, o trombolítico. O trombolítico tem o poder de dissolver o coágulo que causa o derrame e quando é aplicado em até 4 horas e meia após os primeiros sintomas, é capaz de inibir o aparecimento de sequelas.

……………Foi isso o que aconteceu com o vigilante Alexandre da Cunha. Ele teve um derrame e em menos de duas horas estava medicado. A rapidez no atendimento salvou a sua vida e é isso o que o Ministério da Saúde quer garantir a todas as vítimas de AVC.

.

.

……………Desde que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre inaugurou uma unidade específica em 2006, o número de mortes caiu de 12% para 8% dos atendimentos. As mudanças parecem ser realmente úteis a toda a população, tendo em vista que o derrame é uma das principais causas de morte no Brasil.

……………Uma tomografia deve ser realizada para mostrar o tipo de AVC e se o remédio deve ser aplicado imediatamente. Antes, o paciente entrava e tinha que esperar 12 horas para realizar esse exame que agora será feito 20 minutos depois da entrada no hospital.

……………A má notícia é que cada dose do trombolítico custa R$ 3,6 mil. Apesar do alto valor, ele pode representar economia uma vez que diminui a necessidade de tratamentos pós AVC e o tempo de permanência do paciente no hospital. Isso que é usar bem o dinheiro público.

……………Mas e você, o que achou da notícia??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.