Tudo sobre núcleo celular, função da célula, imagens, estrutura, tabelas.

estrutura celular  Núcleo Celular   Função na Célula, Estrutura, Tabelas, Imagens e mais

 Uma das primeiras coisas que aprendemos em se tratando de Citologia (estudo das células) é que elas podem ou não conter núcleodefinido. Quando não têm elas são chamadas Procariontes e quando têm, Eucariontes. Mas afinal, o que é núcleo??? Qual é a sua função???

 O núcleo é uma organela presente em algumas células e que contém o DNA dessa célula. Seu diâmetro pode variar de 10 a 22.25 ?m. Sua função principal é a de armazenar as informações genéticas e controlar sua replicação durante o ciclo celular.

As células podem ser definidas em: mononucleadas (contém apenas um núcleo), binucleadas(contém dois nucleos), multinucledas (mais de dois núcleos) e anucleadas(sem núcleo). A grande maioria das células eucariontes possuem apenas um núcleo arredondado e na região central de sua estrutura e existem ainda aquelas em que há dois núcleos, um grande e outro bem menor como é o caso do paramécio. A diferença na forma e no tamanho dos núcleos indica também uma diferença nas suas funções.

tabela dos tipos de celulas  Núcleo Celular   Função na Célula, Estrutura, Tabelas, Imagens e mais

Um bom exemplo de células anucleadassão as hemácias humanas. Embora possuam núcleo quando são produzidas algumas delas perdem a organela na vida adulta. Células anucleadas são incapazes de se dividirem e possuem vida curta já que o núcleo coordena todo o metabolismo celular.

Estrutura do núcleo

  Quando não está em processo de divisão o núcleo apresenta um estrutura organizada. Este período é conhecido como intérfase e o núcleo interfásico contém:

nucleo da celula  Núcleo Celular   Função na Célula, Estrutura, Tabelas, Imagens e mais

 * Carioteca: membrana lipoproteica dupla que envolve o núcleo. Seus poros permitem a passagem de determinadas moléculas do citoplamas ao núcleo e vice versa. O espaço existente entre uma membrana e outra recebe o nome de espaço perinuclear.

* Nucleoplasma: também conhecido como carioplasma ou cariolinfa, é a parte fluida que é delimitada pela membrana interna da carioteca. É aonde se localizam o Nucléolo e a Cromatina.

 * Nucléolo: parte do núcleo onde se encontram o DNA, o RNA e as proteínas. É uma formação densa não delimitada por membrana e facilmente identificada no núcleo por corar mais intensamente na presença de corantes específicos. Pode haver mais de um nucléolo no núcleo mas ele desaparece logo que se inicia a divisão celular.

* Cromatina: a cromatina é nada mais nada menos do que o DNA associado a proteínas histonas. Durante a intérfase é possível observar a heterocromatina, ponto onde o DNA está condensado e a eucromatina, pontos onde ele não está condensado. São esses filamentos que darão origem aos cromossomos.

estrutura do nucleo interfase  Núcleo Celular   Função na Célula, Estrutura, Tabelas, Imagens e mais

 Gostou do post? Faltou alguma coisa? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo

  • nucleo celular função
  • nucleo celular resumo
  • função do núcleo celular
  • estrutura do nucleo
  • estrutura do nucleo celular
  • funçoes do nucleo celular
  • nucleo celular e suas funções
  • principal função nucleo celular
  • nucleo estrutura e função
  • esquermatizacao da estrutura e funcAO CELULA