Alimentação

Nutrientes da Ricota – Vitaminas e Benefícios na Dieta, Calorias e Proteínas

Informações sobre os Nutrientes da Ricota

A ricota é feita do soro do leite resultante do preparo do queijo, é um derivado do queijo, que misturado a mais leite nos dá uma massa pouco calórica, rica em proteínas que só perde em baixa caloria para o cottage. A cada 100 gramas de ricota temos 174 calorias, 13 g de gordura e 11 g de proteínas. Na ricota temos menos sódio, mais proteínas e menos gordura do que os queijos amarelos até o queijo frescal.

benefícios-vitaminas-nutrientes-da-ricota-na-dieta

Nutrientes da ricota

Rica em vitaminas, os nutrientes da ricota são vitaminas A, B6 e B12, C, D e E e sais minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco, selênio, e fósforo.

Benefícios da ricota

Encontramos no soro do leite usado para fazer ricota uma substância chamada whey, que atua na proteção da flora intestinal, na prevenção de doenças como a diabetes, o excesso de peso, sendo indicada em dietas saudáveis para emagrecer aliada a exercícios físicos.

Estudos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp em São Paulo, concluíram que os efeitos do soro do leite, ingredientes no preparo da ricota é muito benéfico à saúde, trata-se de uma proteína láctea que nos protege da ação negativa da gordura ingerida nas refeições no intestino, combatendo inflamações intestinais, sendo considerada um alimento saudável e nutritivo.

Na formação dos ossos e dos dentes, temos na ricota uma aliada.

Nas dietas para emagrecer, a proteína do soro do leite ajuda na formação da massa muscular, muito importantes na perda de peso.

A ricota favorece a digestão, graças à proteína do soro do queijo, com digestão mais fácil do que a proteína do leite.

Sua ação no bom funcionamento intestinal também ajuda no combate do inchaço abdominal e perda de peso.

Variedades da ricota

A ricota pode ser fresca e natural ou com variações, dependendo do tempero e procedimento usado no preparo. Com ervas, pimentas, sal, defumada o sabor da ricota pode ser variado a gosto.

Comente as informações sobre os nutrientes da ricota aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.