Alimentação

Nutrientes e Benefícios da Alface – Dicas de Xarope e Chás de Alface

Nutrientes e Benefícios da Alface

Com tipos variados, a alface é uma hortaliça muito usada na culinária, entre todas as folhosas, ela está sempre presente, em lanches, acompanhando pratos e é bem aceita. Com sabor leve, a alface é rica em nutrientes e tem muitos benefícios à saúde, seu efeito terapêutico é reconhecido como calmante além de muitos outros efeitos desconhecidos pela maioria das pessoas.

beneficios-da-alface-nutrientes-e-remedios-caseiros-para-tosseAtualmente é moda ter em casa ou apartamento um vaso com hortaliças, e a alface, além de nutritiva, é fácil de cultivar, uma terapia e distração saudável. Veja abaixo dicas de como ter mais nutrientes nas refeições, reconheça os nutrientes e benefícios da alface e consuma a folhosa com mais frequência. Veja também como cultivar alface AQUI.

Nutrientes da alface

Com muita água, poucas calorias, a cada 100 gr de alface temos 16,00 calorias, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitamina A, com muito mais proporção nas folhas mais verdes. A cada 100 gr de alface branca temos 240 U.I. de vitaminas, contra 4.250 U.I. nas folhas mais verdes. Temos também a alface de folhas roxas, com mais nutrientes ainda.

A alface tem também vitamina B¹, B² e B5, vitamina C e minerais como o potássio, sendo o 339,00 a cada 100 gr de alface, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro em menores proporções. É bom saber que 84% do cálcio da alface é absorvido pelo nosso organismo.

Encontramos na alface fibras, que em combinação com a água agem a favor do trânsito intestinal, prevenindo câncer, prisão de ventre, ajudando diminuir o inchaço abdominal.

beneficios-da-alface-nutrientes-e-remedios-caseiros-para-tosse

Benefícios da alface

São muitos os benefícios, a alface é calmante, melhora o sono combatendo a insônia, é relaxante, combate o histerismo e palpitação no coração. Ótimo diurético, a alface combate afecções renais e urinárias.

Entre os benefícios da alface temos seu efeito desintoxicante, mineralizante, depurativo, calmante sexual, melhora dores das articulações e reumatismo. Combate anemia, problemas da pele, melhora azia, má digestão e dores intestinais.

Chá de talos de alface

Usado contra insônia, calmante e expectorante, o chá de talos de alface é indicado em caso de tosse, bronquite e dores reumáticas.

Para preparar um bom chá de talos de alface a dica é 20 gramas de talos de alface para ½ litro de água. Beber 1 xícara das de chá antes de deitar.

Chá de folhas de alface

Como calmante e para combater azia, ajudar controlar a glicose no sangue e reumatismo, a dica é fazer um chá com 80 gr de folhas de alface para 1 litro de água, beber de duas a quatro xícaras das de chá ao dia.

Chá de alface como expectorante

Para quem tem bronquite e tosse, a dica é macerar dois pés de alface, folhas e talos, colocar 1 litro de água e levar ferver até reduzir pela metade. Adoçar com mel e beber uma xícara das de café quatro vezes ao dia. Este mesmo xarope é indicado para combater cálculos de rins e fígado, bebendo 250 ml em jejum.

Salada de alface como terapêutico

Uma boa salada de alface ajuda diminuir a acidez, dores reumáticas, artrite, erupções da pele, hemorróidas, bócio, excesso de peso, diabetes.

Escreva seu comentário sobre os nutrientes, vitaminas e benefícios da alface.

Assuntos do Artigo:
  • charope de alface

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.