Alimentação

Nutrientes e Benefícios da Cidra Dicas de Remédios Caseiros com Cidra e Receitas

Benefícios e Nutrientes da Cidra

Com mais casca do que polpa, a cidra (Citrus medica) é uma fruta que lembra o limão siciliano, mas pode chegar até a 5 kg de peso.  De origem ainda não definitiva, entre a Índia e Ásia, a Cidra tem sabor doce amargoso e aroma agradável e é muito usada para fazer doces, além de seu uso terapêutico, já que os benefícios da cidra são inúmeros.

Com a cidra é feito sucos e doces na culinária, como cosmético ele é ingrediente de creme, óleo, extrato, hidratante de uso corporal, tudo para obter os benefícios da cidra na sua totalidade. Confira abaixo os nutrientes, vitaminas e minerais da cidra, como ela é usada na medicina caseira, o que vem sendo feito desde idades remotas.

benefícios-da-cidra-para-saúde-como-fazer-doce-e-chá-caseiro

Nutrientes e Benefícios da cidra

Com vitaminas A, do complexo B e C e minerais como ferro, fósforo, potássio, antioxidantes, aminoácidos, fibras, os efeitos terapêuticos da fruta para nossa saúde são muitos.

Para o uso culinário, no preparo de doces em compota, geleia ou doces cristalizados, é usada a casca da cidra de onde é tirado o amargo e em seguida preparado o doce. (Ver receita abaixo).

Com a polpa da cidra, que quase não tem caldo, são preparados sucos e remédios caseiros contra afecções da garganta, para combater o mau hálito, já que a cidra é antibactericida. Outros benefícios da polpa da cidra é o aumento da imunidade e no combate da ansiedade.  

As folhas e flores da cidra também são usadas como calmante, no combate da ansiedade e irritação.

A casca da cidra ajuda no tratamento de afecções respiratórias, como tosse, melhora gripe, rouquidão é antiinflamatória, age como vermífugo, ajuda tratar aftas, combate enjoo, dor de cabeça, é antiácida, combate problemas do fígado, do estômago e do intestino.

Remédios e chás caseiros com cidra

O chá de casca de cidra com melissa é calmante e combate a ansiedade.

Suco de cidra com cebola ralada e mel combate afecções da garganta e gripe.

Suco de cidra em jejum combate problemas estomacais como queimação, acidez, problemas do fígado e da vesícula.

doce-chá-nutrientes-e-benefícios-da-cidra-para-sapude

Como fazer doce de cidra

Ralar 1 cidra grande, sem afetar a polpa, colocar de molho em água por três dias, trocando a água três vezes ao dia.

Coar bem, verificar o peso e colocar em média ¾ do peso de açúcar e ¼ de água. Levar apurar em fogo baixo com cravo, canela a gosto até formar uma calda grossa. Se preferir pode acrescentar coco ralado a gosto.

Doce cristalizado de cidra

Com a casca da cidra em tiras ou cubos é feito doce cristalizado. Cortar os pedaços a gosto, deixar três dias de molho em água, trocando-a três vezes ao dia.

Levar as cascas com a mesma quantidade de açúcar para apurar em fogo baixo com cravo, canela em casca e 2 xícaras das de chá de água por 1 hora, se secar a calda acrescenta um pouco de água, de forma que fique com calda. Deixe repousar nesta calda de véspera, leve novamente ao fogo baixo até secar a calda sem deixar queimar.

Passar no açúcar cristal e leve secar ao sol. Embale em sacos plásticos ou potes com tampa.

Escreva sua dica, dúvida ou comentário sobre os benefícios da cidra, seu uso como remédio caseiro e na culinária.

Assuntos do Artigo:
  • Cachorro lindo
  • cidra usada para dor de estomago
  • doce de cidra e seus nutrientes
  • efeitos da fruta cidra

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.