Horta e Jardinagem

Nutrientes para Horta Orgânica – Função e Onde Encontrar – Dicas de Fertilizante Orgânico

Nutrientes para horta ôrgânica

Além da luz solar, da água, do clima favorável, ao fazer uma horta orgânica e plantar hortaliças é preciso manter a terra adubada para que as plantas encontrem através da fotossíntese os nutrientes que precisam para brotarem, crescerem e frutificarem. Os vegetais precisam em maior quantidade de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre e em menor quantidade do zinco, manganês, cobre, ferro, cloro, boro e molibdênio, todos são nutrientes para horta e quando o cultivo é orgânico, buscamos estes nutrientes em vegetais e produtos naturais livres e químicas e agrotóxicos.

Função dos nutrientes para horta

Cada um destes nutrientes tem sua função na formação da planta, confira alguns dos efeitos dos nutrientes nos vegetais abaixo;

nutrientes-para-horta-tomate-

Função dos nutrientes para horta orgânica

Nitrogênio – fundamental em todo o crescimento da planta, o nitrogênio faz com que o vegetal cresça saudável, e age na coloração das folhas, sendo necessário em todo o processo agrícola dos vegetais.

Fósforo – ajuda na floração, frutificação e amadurecimento dos frutos.

Potássio – age na absorção e ação da água na planta.

Onde encontrar os nutrientes para plantas de horta

Cascas de vegetais crus – fornecem o nitrogênio para as plantas.

Crustáceos (cascas de camarão, lagosta e caranguejo) – fornecem o fósforo e nitrogênio – enterrar em buraco de 40 cm de profundidade, deixar por 30 dias, repetir a operação em outro espaço de terra com as mesmas cascas dos crustáceos.

Restos de peixes – nitrogênio – para cultivar tomate e milho. Enterrar as barbatanas, cabeças e rabos do peixe num buraco com 40 cm de profundidade e plantar por cima.

Borra de café – fornece o fósforo, potássio e nitrogênio que servem como fertilizante e afastam caracóis e lesmas.

Grama – nitrogênio- ótima como cobertura para manter a terra úmida e proteger a planta

Confrei – fósforo, magnésio, potássio, sais minerais e vitaminas. Um copo de água para cada folha, deixar no sol por três dias e coloca as folhas na terra.

Cascas de ovos trituradas sobre a terra ou misturadas. Fornece o cálcio e potássio. Combate larvas.

Cinzas de madeira – potássio, fósforo, micro minerais e combate a pragas. Misturar1 xícara das de chá de cinza de madeira com 4 litros de água e borrifar sobre as hortaliças a cada 30 dias. Usar na compostagem orgânica.

Folhas secas, palha e grama – nitrogênio.

Humus de minhoca – fornece nitrogênio e micro nutrientes.

Esterco curtido de animais que comem vegetais – ovelhas, cavalo e vaca. Misturar na terra ou compostagem. Misturar na água e deixar no sol por 15 dias e regar as plantas com o líquido obtido.

A adubação deve ser feita antes do plantio, em alguns casos durante.

Com estes materiais acima podemos fazer compostagem orgânica, que deve ser colocada na horta a cada 90 dias, sendo de 5 a 10 litros de composto orgânico para cada metro de terra.

Escreva seu comentário, compartilhe suas dicas sobre o cultivo orgânico e os nutrientes para  horta e plantas orgânicas em geral.

Assuntos do Artigo:
  • melhor nutriente orgânico para mais frutos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.