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Alimentação

Nutrientes que Precisamos Comer na Dieta Diária – Dicas de Saúde

Os nutrientes dos alimentos são indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo. Entre eles temos os minerais, as vitaminas, as proteínas, as fibras, os carboidratos e substâncias encontradas nos alimentos e que nosso corpo necessita. Além dos nutrientes precisamos de nos exercitar para nos mantermos saudáveis e fortes.

Os nutrientes que precisamos são encontrados nas carnes, grãos e cereais, nas frutas ótimas fontes de antioxidantes, os derivados do leite, as hortaliças e as gorduras boas. Veja abaixo uma lista de nutrientes que precisamos comer na dieta diária e suas funções no nosso organismo.

Nutrientes que precisamos comer

Carne bovina magra, carne de ave sem pele e peixes são as carnes mais recomendadas na dieta saudável, sendo que devemos ingerir peixe pelo menos duas vezes na semana, por serem ricos em gordura boa e ótimo antiinflamatório.

Carnes indicadas na dieta saudável

Peixes saudáveis

Então, os peixes indicado na dieta saudável é o atum, o salmão, a truta, o linguado, a cavala, o bacalhau e o arenque.

Carnes vermelhas saudáveis

A alcatra, o patinho, a maminha, o lagarto, o músculo, o coxão-mole e o coxão duro são as carnes mais recomendadas na dieta ideal.

Aves

Peito de frango e outras partes sem a pele são as carnes de ave mais recomendada.

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Produtos lácteos

Nos iogurtes, queijos e leite encontramos nutrientes indispensáveis a nossa saúde, onde temos cálcio para fortalecer os ossos, controlar a pressão arterial. A forma integral dos derivados de leite ou produtos lácteos são ricos em gordura e calorias, já o semi-desnatado e o desnatado tem menor teor de gorduras e calorias, o que vale a dica de escolher o que mais cabe a cada pessoa e seus problemas de saúde.

Grãos e cereais

Encontrados nos produtos integrais como a aveia, o arroz, o trigo ótima fonte de carboidratos e em menor quantidade as proteínas, lipídeos, minerais e fibras. O milho, o centeio, a cevada, o sorgo, o painço, o triticale, espelta, são cereais importantes à saúde humana e pseudocereais como a quinoa e o amaranto.

Todos estes alimentos integrais são ricos em vitaminas do complexo B, são menos calóricos, ricos em fibras o que ajudam absorver as gorduras e melhorar o trânsito intestinal. Fonte de energia e calóricos, os carboidratos, mesmo que integrais devem ser ingeridos com moderação.

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Frutas

As frutas são fontes de vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais, a recomendação é ingerir 5 frutas variadas ao dia em uma dieta saudável. A vitamina A, do complexo B, C, E, os minerais, os antioxidantes, carotenóides, fibras e demais substâncias encontradas nas frutas que vão trazer saúde para a pele, coração, ossos, enfim, o corpo todo. Veja abaixo onde encontrar cada tipo de nutrientes nas frutas.

Frutas com vitamina A

Ameixa vermelha, Caju vermelho, caqui, damasco, Goiaba vermelha, mamão, manga, pêssego, mexerica.

Frutas com vitaminas do complexo B

Tamarindo, tâmara fresca, alfarroba,

Frutas com vitamina C

Acerola laranja, maracujá, limão, caju, kiwi, goiaba, manga, abacate, pitanga, mexerica, fruta-do-conde, groselha preta, pitomba, uvaia, são ótimos antioxidantes e fonte de vitamina C entre outras.

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Frutas com potássio

A melancia, pêra, maçã Fuji, mamão, limão, pêssego, abacaxi, mexerica, limão, uva, laranja pêra, caqui chocolate, goiabada, morango, abacate, melão, kiwi e a banana são fontes de potássio.

Frutas com cálcio

Polpa de buriti, jenipapo, figo seco, laranja.

Frutas com ferro

Uvaia e coco.

Vegetais com gorduras boas

O abacate, o coco, o caju, o amendoim, o girassol, noz, soja, azeitonas, linhaça são alguns dos vegetais ricos em gorduras boas.

Importância das hortaliças na dieta

Mais hortaliças e menos carboidratos e o ideal para mantermos a saúde, principalmente para pessoas que trabalham com serviços leves. As hortaliças são ricas em nutrientes e devemos ter o hábito de consumi-las diariamente.

A berinjela, brócolis, repolho, espinafre, agrião, acelga, beterraba, cenoura, alface, couve, almeirão escarola, rabanete, nabo, mostarda são hortaliças ricas em nutrientes como vitaminas  A e C, E e K

Os nutrientes é que nos dão energia, protegem nossos órgãos e nos dão disposição para trabalharmos e vivermos com saúde.

Uma dieta balanceada protege nosso corpo de deonças crônicas, do câncer, previne o envelhecimento precoce, ajuda manter o peso corporal ou emagrecer, nos dando boa qualidade de vida, bem estar e saúde.

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