Música

“O Amanhecer”: Suite Nº1 de Edvard Grieg para Peça Teatral Peer Gynt

.

.

…………..O Amanhecer faz parte da suite nº1 da música de cena feita pelo compositor Edvard Grieg para a peça de teatro Peer Gynt. O Amanhecer é a melodia de uma flauta, com o posterior acompanhamento da orquestra, representando o nascer do sol, sendo uma das partes mais conhecida da obra.

……………O compositor Edvard Grieg nasceu a 15 de Junho, no ano de 1843 e morreu em 1907 em Bergen, cidade norueguesa. Compôs muitas obras, sendo o arranjo musical “O Amanhecer”, que compôs para a peça teatral, Peer Gynt, do escritor  Henrik Ibsen uma das obras de grande destaque. A peça foi apresentada pela primeira vez em Oslo no ano de 1876. Atualmente a música de Peer Gynt de Edvard Grieg é tão ou mais popular que a própria obra escrita.

.

Obra de Túlio baseada na música “O Amanhecer”.

.

…………..“O Amanhecer”,Suíte No.1, Op. 46, inicia com um solo de flauta. No quarto ato, Peer se encontra na África e o tema, chamado “A Manhã”, se repete pelas cordas simbolizando o amanhecer. Tema suave, tranquilo que transmite paz, é também encontrado  em vários desenhos, como em Pernalonga.

……………Peer Gynt é uma peça teatral dividido em 5 atos, escrito em forma de versos por Henrik Ibsen, dramaturgo nascido na Noruega. Per Gynt foi publicada em 14 de novembro de 1867 em Copenhague, capital da Dinamarca. Somente dez anos após ser publicada é que foi feita a primeira apresentação de Peer Gynt, em 24 de fevereiro de 1876, na capital da Noruega. Esta apresentação foi musicada por Edvard Grieg.

…………..Veja vídeo abaixo de “O Amanhecer”.

.

http://www.youtube.com/watch?v=Ya5ICVKUERg&feature=player_embedded

.

http://www.youtube.com/watch?v=GUKRBeG-sGQ&feature=player_embedded

.

Partitura de “O Amanhecer”, muito usada na educação musical infantil para arranjo com flauta.

.

…………..Escreve aqui seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • amanhecer grieg
  • amanhecer peca musical
  • manha grieg
  • musica amanhecer de grieg

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.