Scroll Top

Educação Mamãe, Bebê e Criança

O Contato Com Dinheiro na Infância EvitaTraumas e Dívidas no Adulto

 

 

 

……….O livro Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice, de Marília Cardoso e Luciano Gissi Fonseca, dá dicas de como iniciar seu filho no assunto de forma bem divertida. Vale a pena ler  para educar melhor seu filho e evitar traumas e dívidas na vida adulta.

……….Dicas básicas retiradas do livro podem ajudar na educação de seus filhos, tornando-os adultos responsáveis, consumidores conscientes, evitando o desperdício. O consumo sem limite gera pessoas frustadas e infelizes sem motivos concretos. O conceito de poupar é importante e também se estende aos recursos naturais. Confira dicas:

 

 

  • Coloque a criança em contato com o dinheiro. Ensine que moedas e cédulas precisam ser preservadas porque, quando danificadas, o governo gasta mais dinheiro para repô-las.
  • Mostre algumas moedas e cédulas. Umas valem mais do que as outras, mas todas têm o seu valor.
  • Procure distinguir “caras” e “baratas”. As crianças precisam entender esse conceito.
  • A criança deve participar da elaboração da lista de mercado e fazer as compras com os pais. Lembre-a de que nada que está fora da lista deve ser comprado para que se respeite o planejamento.
  • Mostre a diferença entre “querer” e “Precisar”. As necessidades básicas estão contidas no item “precisar”, o “querer” pode esperar.

 

 

  • Não associe recompensas ao fato de a criança nas tarefas domésticas. Do contrário, a criança pode se recusar a ajudar quando não houver remuneração por isso. A regra também vale para as notas na escola. Valorize o esforço, mas não presenteie. Numca prometa recompensas simplesmente por abedecer ou cuidar do irmão. Ensine que muitas coisas que fazemos não têm retorno material.
  • Ensine a fazer escolhas. Quando a criança quiser dois brinquedos, faça-a escolher apenas um para que entenda o conceito de prioridade.
  • Peça colaboração de tios e avós, para que não comrpometam a educação financeira ao agirem de forma contrária à dos pais.
  • Espere datas especiais como o natal. dias das crianças e aniversário, para dar presentes. O hábito de presentear fora de época pode fazer a crianças se sentir à vontade para pedir qualquer coisa, independente da ocasião.

Fonte: Seleções – Abril,2011.

O que você acha sobre este assunto??? Deixe seu comentàrio.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à O Contato Com Dinheiro na Infância EvitaTraumas e Dívidas no Adulto!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: