Música

O Que é Arranjo Musical – Quais Elementos Musicais Devemos Usar, Livro

 Arranjo Musical – Quais Elementos Musicais Devemos Usar, Livro

O que é um arranjo musical? Arranjo musical na linguagem de músicos é a roupagem da música, o adorno. Fazer um arranjo musical é pegarmos uma música inédita e acrescentar, reescrever ou complementar com ornamentos ou característica pessoal de um músico ou grupo musical, ou mudar a roupagem de uma música com algo já conhecido, respeitando geralmente a melodia.

.O arranjo musical pode ser feito para instrumentação ou vozes. A finalidade de um deles é tornar a música mais agradável e atraente para o público, pondo em evidência as habilidades do músico ou cantor.

.Para se fazer um arranjo musical, o arranjador deve ter um bom conhecimento musical. Para conseguir fazer um bom arranjo o músico deve conhecer sobre teoria musical, harmonia, sobre instrumentação, ritmos, formas, estilos, e outros elementos musicais. Num arranjo musical, vários elementos podem ser mexidos  na música, por exemplo:

Elementos do arranjo musical

  • A forma musical – introdução, coda, interlúdio ou ponte, improvisação, acrescentar nova parte.
  • Instrumentação – mexer na atmosfera musical, no timbre, no clima, na tessitura.
  • Caráter – mais nacionalismo, mais intimista.
  • Tonalidade – harmonia
  • Rítmica
  • Contraponto
  • Dinâmica – articulação
  • Estilo –
  • Andamento

.Saber para quem está fazendo o arranjo musical é muito importante, por exemplo, para crianças, escolas, grupo sertanejo, igreja, etc.

.Observar e dominar as regras de  escrita é fundamental. Um arranjo musical deve ser bem elaborado, nada de algo muito simples, "bobinho".

.Mudar a harmonia em um arranjo musical pode soar estranho no começo, pode parecer impactante, mas escutar várias vezes pode resolver o problema.

A articulação tem muito a ver com o instrumento que você está usando, como por exemplo, criar efeito mais legato ou não, usando o pedal no caso do piano.

.Deve-se conhecer a tessitura e a melhor região de cada instrumento ao escrever um arranjo musical. No caso de escrever um arranjo para flauta por exemplo, deve-se levar em conta que várias  notas graves fica difícil num arranjo para alunos principiantes. Usar o grave no trombone também fica difícil, o correto é a região média. Técnicas estendidas com frulato no sax é difícil.

.O arranjo musical pode ser feito para um instrumento só, trabalhando a sonoridade do instrumento por exemplo.

.A grade musical é muito importante, é uma lista do maestro, com a listagem dos instrumentos que serão usados no arranjo.

Ao escrever um arranjo, deve-se pensar nos instrumentos transpositores, escrevendo a altura certa em relação aos instrumentos.

Em alguns casos o arranjo é feito para produzir um contraste, da versão original, podendo se tornar mais feio, dependendo de onde será usado, como por exemplo uma trilha sonora de filmes, novelas, com a finalidade de criar desconforto ou suspense, etc.

.Um bom livro para se aprender técnicas de arranjo na musica é o livro de Arranjo de Carlos Almada.

.Escreva aqui no blog Essas e Outras seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • arranjo musical
  • O que é arranjo musical
  • como elaborar um arranjo
  • o que é fazer arranjo musical
  • o que sao arranjos musicais

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.